O projeto “Cidadania Itinerante”, focado na oferta de serviços sociais, realizou um total de 330 atendimentos em Suzano na última semana. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania em parceria com a Prefeitura de Suzano, foi realizada nas regiões norte e sul da cidade, com a emissão de RG e CPF, de segunda via de certidões de óbito e nascimento, de contas de consumo, como as de água e de luz, e consultas ao Serasa.
De terça a quinta-feira (23 a 25/08), a van do projeto esteve posicionada no Centro Cultural Professor Luiz Antônio da Silva, no distrito de Palmeiras, onde somou 210 atendimentos ao público da zona sul. Já na sexta-feira e no sábado (26 e 27/08), período em que o veículo esteve disponível para os moradores da zona norte no estacionamento do Supermercado Nagumo do bairro Jardim Dona Benta, foram registrados mais 120 processos concluídos, totalizando 330 agendamentos, sendo 66 famílias por dia.
De acordo com o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a descentralização dos serviços é uma iniciativa que visa democratizar o acesso aos principais serviços de ordem documental. “Esses atendimentos localizados oferecem uma oportunidade de levar estes serviços a mais áreas, mais próximas de quem não tem condições de vir ao centro por conta de seu trabalho ou de outras circunstâncias. O objetivo principal é ajudar”, comentou. “Estar com os documentos em dia e consultar os processos legais é algo que requer atenção por parte dos munícipes. Mas, acima disso, é nosso dever enquanto poder público levar estes serviços de forma adequada, com novas ideias e aproximação com a população“, completou Garippo.
Para o chefe de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, a ação do Estado é ideal para democratizar ainda mais um serviço tão importante. “Junto da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, pudemos estar mais próximos dos moradores dessas regiões. Em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi, agradeço o secretário da pasta, Fernando José da Costa, e o governador Rodrigo Garcia pelo apoio”, relatou.