De forma disciplinar, alunos e professores das escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos estão empenhados em promover ensinamentos conscientes sobre economia por meio do projeto “Educação Financeira”. Inédito na cidade e conforme com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a ação atende alunos do 3º, 5º e 9° ano do ensino fundamental.
Quando ensinada desde cedo, a educação financeira leva segurança para que os estudantes invistam num futuro melhor. E essa é uma das metas da iniciativa que está sendo aplicada em 18 unidades com temas como equilíbrio de contas, finanças pessoais, consumo, orçamentos, reserva de emergência e investimentos farão parte dos conteúdos.
Professores e alunos receberam materiais didáticos, dessa forma, cada criança adquiriu três livros para uso em atividades. Além disso, os pais também participam da formação e oferecem todo o apoio necessário. Em menos de um mês desde o início das aulas, o conteúdo já saiu da teoria e está sendo aplicado na prática.
Criatividade é o que não falta na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prefeito Ângelo Castelo, no Jardim Castelo. Cada sala do 5º ano teve a ideia de vender produtos variados, desde brinquedos, livros, até doces e salgados, para colocarem em prática os conceitos básicos de finanças, organização e que entendam o valor do dinheiro.
Por isso, o valor arrecadado será revertido para que cada turma realize um passeio escolar. Esse é um dos principais trabalhos da unidade com o objetivo de incentivar os alunos a não desistirem de seus sonhos.
Na Emeb Maria Andena da Costa, na Vila Andeyra, não é diferente. As classes produziram seu próprio dinheiro fictício com atividades semanais que ensinam a organização das finanças, autocontrole emocional e planejamento. Futuro é o tema que estimula os estudantes a criarem consciência financeira para repensarem seus hábitos e valorizarem a tomada de decisões.
“Cada ação foi pensada em apresentar de forma lúdica e didática a importância da educação financeira e como esse rico projeto fará nossos jovens ferrazenses crescerem mais cientes. Os ensinamentos também são ampliados para as famílias”, destaca a titular da pasta, Paula Trevizolli.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…