A 10ª turma do curso de Promotoras Legais Populares chega à primeira semana de abril com uma aula especial sobre bullying. O assunto é pautado pelo Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, lembrado nesta quinta-feira (07/04). Quem desenvolverá a atividade é a pedagoga Marinete Pereira de Souza Oliveira. O conteúdo da capacitação é atualizado semanalmente, às terças-feiras, no canal “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).
Este será o 5º encontro online da edição deste ano e cada assunto é abordado por uma especialista. Marinete é mestre em Políticas Públicas com pesquisas voltadas às questões culturais e educacionais relacionadas aos conflitos contemporâneos, com ênfase na prevenção e no combate ao bullying. Além disso, a profissional é docente em biologia e no ensino superior, com especialização na Universidade de São Paulo (USP), e pedagoga com experiência em gestão escolar e na formação de professores.
Durante a aula, ela ampliará a explanação por meio do panorama completo sobre a violência nas escolas, além de trazer o conceito de bullying como uma ação cruel, que visa ferir o outro de maneira repetitiva e proposital. Com exemplos práticos, a convidada da semana reforça que o assunto não pode ser encarado como uma simples brincadeira de criança. “Quando apenas uma das partes está se divertindo e a outra está sofrendo, isso não é brincadeira. O bullying tem raiz na intimidação, no assédio, na humilhação e na agressão. Esse tipo de comportamento deve ser identificado e combatido”, explica Marinete, ao pontuar a necessidade de diálogo e da cultura de paz.
De acordo com a coordenadora do curso, a diretora de projetos Sandra Lopes Nogueira, o tema faz parte da grade de aulas fixas. “O bullying deixou de ser um assunto escondido, conhecido apenas por profissionais da área da Educação, para ser um tema de extrema importância ao extrapolar os muros das escolas. Agradeço a participação da Marinete, que tem uma grande bagagem de conhecimento, por mais uma vez compartilhar conosco seus estudos e trazer tanta informação de maneira brilhante”.
Já a dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a temática dialoga com outros assuntos abordados pelas promotoras. “Seguimos atentas ao movimento da sociedade e não nos esquivamos de tabus. O bullying precisa ser debatido porque, quanto mais falamos e propagamos a informação correta, mais próximos estaremos de combater esse tipo de comportamento. Nosso objetivo é sempre o mesmo: a construção de uma sociedade melhor, livre da discriminação e da violência”, reforçou.