Câmara dos Deputados Federais

Publicada lei com incentivos tributários para a internet das coisas no Brasil

Modalidade permite a conexão direta de qualquer objeto físico com a internet e com o usuário

Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (17), a Lei 14.108/20, que cria, a partir de 1º de janeiro de 2021, incentivos tributários para o desenvolvimento no País da chamada “internet das coisas” – uma ampliação da internet convencional para permitir a conexão direta de qualquer objeto físico (um carro, uma máquina agrícola, um tênis) com a internet e com o usuário.

O texto sancionado reduz a zero, pelo prazo de cinco anos, as taxas de fiscalização de instalação e de fiscalização de funcionamento aplicadas a esses sistemas de conexão, do tipo máquina a máquina, que utilizam sensores inteligentes, como Bluetooth e GPS, e softwares para coletar dados de objetos físicos e transmiti-los para a internet.

A nova lei, que tem origem no Projeto de Lei 7656/17, do deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), isenta esses sistemas, também pelo prazo de cinco anos, da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e de licença prévia para funcionar.

Agricultura e medicina
Na prática, a internet das coisas permite produzir dados a partir de objetos físicos e, com esses registros, torna possível aproveitar melhor e com mais economia recursos naturais e energéticos.

Um exemplo é o uso da internet em máquinas agrícolas, fazendo com que informações sobre o solo e o clima sirvam de subsídio para ações de plantio, de correção de acidez do solo ou de irrigação da terra. Na medicina, é possível conectar dispositivos que podem ser vestidos pelo paciente (tênis, relógios, braçadeiras) e fazer com que eles transmitam ao médico informações em tempo real sobre as condições de saúde do paciente mesmo a distância.

Há diversas outras aplicações que podem ser usadas para criar cidades inteligentes: caminhões de lixo podem ser direcionados para onde tem lixo para ser coletado; carros podem levar automaticamente para vagas de estacionamento disponíveis ou enviar uma foto do motorista quando ele não for reconhecido; ônibus podem atualizar sua localização em tempo real; entre outras.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Espetáculo da Paixão de Cristo emociona e reúne 2 mil pessoas em Itaquá

Na noite de sexta-feira (18), aproximadamente 2 mil pessoas se emocionaram com a encenação da…

20 horas ago

Vereadores criticam serviço prestado pela empresa responsável pela limpeza urbana de Suzano

Durante a sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira (16), os vereadores da Câmara de…

2 dias ago

Patteo Urupema Shopping recebe festival de criatividade com diversas atrações gratuitas

A partir desta segunda-feira e até o próximo domingo, de 21 a 27 de abril,…

3 dias ago

“Festival Arte e Amor” é a nova atração no Suzano Shopping

O “Festival Arte e Amor” chega ao Suzano Shopping para uma temporada com exposição de…

4 dias ago

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos

Os trabalhos de recuperação do gramado do estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, foram…

4 dias ago

Semae Mogi das Cruzes recebe grupo de alunos da rede municipal

O Semae Mogi das Cruzes recebeu, nesta quinta-feira (17/04), a visita de 21 alunos da…

4 dias ago