Divulgação
Na próxima terça-feira (10/05), a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura, vai dar início ao calendário 2022 do programa Quitanda Social. A açãoconsiste na aquisição de produtos de agricultores locais e posterior destinação de kits de alimentos frescos a pessoas em situação de vulnerabilidade, já acompanhadas pela rede socioassistencial do município.
As famílias beneficiadas foram selecionadas a partir do Cadastro Único (CadÚnico), com base no grau de vulnerabilidade. Nas duas semanas iniciais de entregas, serão 770 famílias beneficiadas, porém esse número deve subir em breve para 1.300.
Na terça-feira, serão três entregas, sendo uma no Conjunto Jefferson, uma em Cezar de Souza e outra na Vila Nova União, totalizando 170 famílias beneficiadas. Já na próxima quita-feira (12/05), haverá mais duas entregas na Vila Pomar e em Jundiapeba, que beneficiarão um total de 150 famílias.
O cronograma terá continuidade na terceira semana de maio. Outros locais que terão entregas neste mês são Vila Brasileira, Vila Moraes, Biritiba Ussu, Jardim Layr, Jardim Piatã I e II e Residencial Novo Horizonte.
No último ano, o programa saltou de um total de 250 famílias beneficiadas para 1.420. Esse crescimento foi possibilitado pela inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o que fez com que mais recursos fossem direcionados à ação.
Neste ano, novamente, há recursos do PAA envolvidos, por meio do PAA Cesta Verde do Estado de São Paulo. Vale lembrar que as famílias recebem os kits a cada 15 dias, portanto trata-se de um atendimento contínuo.
A abrangência do programa fez com que ele ficasse, em 2021, em 2º lugar na categoria programa ou projeto política pública do Prêmio Josué de Castro 2021- Combate à Fome e Desnutrição, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), que contempla iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional.
O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade, além do governo estadual.
A Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, que fica no subsolo do Paço…
A Câmara de Suzano sediou ontem (8) duas aulas do curso de Direito do Centro…
A programação especial do Suzano Shopping em celebração ao Dia das Mães continua neste fim…
Como se livrar de um possível ataque na rua - como roubo, assalto e tentativa…
Em Guararema – e em todo o território nacional, pessoas idosas (acima de 60 anos)…
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta semana o…