A Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Guararema recebeu, na última semana, a visita do secretário de Desenvolvimento, Meio Ambiente, Agronegócios e Regularização Fundiária de Salesópolis, Douglas Prado Nepomuceno Batista, e do diretor de Agricultura Lucas Carvalho Lenz. O objetivo deles foi entender como funciona o Selo Artesanal desenvolvido no âmbito do Programa de Recuperação da Economia do município guararemense.
No encontro, o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico de Guararema, Marlon Rodrigues do Nascimento, apresentou o Selo Artesanal criado no município para diversos produtos e anunciou a criação do Selo de Inspeção Municipal Artesanal para queijos, mel, ovos e outros produtos de origem animal.
“Hoje já temos o Selo Artesanal para diversos produtos, mas a pedido do prefeito vamos criar o SIM Artesanal. Guararema é a primeira cidade do Alto Tietê a resgatar os produtos tradicionais e ajudar o pequeno empresário a se regularizar”, explica.
De acordo com Nascimento, o prefeito José Luiz Eroles Freire, o Zé, pediu prioridade para que seja destravada a economia e que haja maior facilidade para a agricultura familiar, que ainda é grande na cidade. “É extremamente importante que os pequenos produtores tenham essa facilidade para vender os verdadeiros produtos de Guararema, e possuímos os melhores queijos e derivados de leite. Isso vai gerar renda e emprego”, pontua Zé.
O setor da Agricultura foi o que menos sentiu impacto durante a pandemia. Os interessados em ter o Selo Artesanal devem procurar a Sala do Empreendedor para esclarecerem suas dúvidas. O local fica na Rua 19 de Setembro, 127, Centro. O atendimento ocorre das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas no telefone 4693 1717.
Agricultura
De acordo com Vitor Gobbetti da Silva, responsável pelo setor na Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, o objetivo da iniciativa é estimular o desenvolvimento econômico rural do município e promover incentivos ao produtor rural, respeitando as políticas agrícolas e ambientais.
A demanda aumentou em 80%, segundo ele, que ainda destaca projetos como a ampliação da Feira do Produtor e a criação da Feira Noturna. O município criará o programa Jovem Agricultor, ampliando a demanda de cursos na área.