Poá

Relógio e Monumento dos Expedicionários em Poá passam por revitalização e serão entregues neste sábado

O histórico relógio da Praça dos Expedicionários, na região Central de Poá, recebeu uma minuciosa restauração em toda sua estrutura e será entregue para a população poaense neste sábado (21), às 9 horas, abrindo as comemorações do aniversário de 76 anos da cidade. Após anos sem funcionamento, o projeto de revitalização incluiu pintura, acabamento e a instalação de um moderno maquinário interno que facilitará o ajuste e a manutenção. O Monumento do Expedicionário existente no mesmo local também foi revitalizado e os 19 pracinhas da cidade que lutaram na Segunda Guerra Mundial serão homenageados.

O relógio ganhou um novo revestimento e um moderno maquinário eletrônico com motor de precisão e um controlador por microprocessador. Agora, ele poderá ser ajustado por meio de aplicativo, sem a necessidade de acessar a casa de máquinas, o que vai favorecer na preservação do equipamento.

Além do conserto do relógio, toda a estrutura em sua volta recebeu um trabalho de revitalização. A estátua do soldado, conhecida como Monumento dos Expedicionários, localizada próximo à avenida Padre Anchieta, também foi restaurada. “O relógio e o soldado da Praça do Expedicionários são importantes símbolos da história de Poá, que precisa ser sempre preservada e valorizada. A restauração de ambos é um exemplo de uma gestão comprometida em honrar o passado e de investir no futuro. Esse é mais um presente de aniversário para a nossa cidade, que terá um de seus principais pontos turísticos preservado”, disse o prefeito Saulo Souza.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Poá, Paulo Roberto Barbosa, o maquinário antigo do relógio ganhará um espaço de destaque e ficará exposto no Teatro Municipal. “É muito importante restaurar monumentos históricos, sempre preservando a memória e a identidade cultural da cidade”, explicou o chefe da pasta.

História do relógio

Um dos principais pontos turísticos de Poá, o Relógio da Praça foi inaugurado em maio de 1958, sendo utilizado para orientar os usuários da Central do Brasil sobre os horários dos trens para São Paulo e Mogi das Cruzes. Com projeto de Emílio Carletti, é considerado um dos mais raros do mundo por ter um mostrador de três faces e o uso diferenciado do número 4 em algarismo romano. No lugar do usual “IV”, o equipamento apresenta “IIII”.

O mecanismo foi produzido pela “Relógios Michelini”, uma empresa familiar da capital paulista que funcionou entre os anos de 1908 e 1969 e era especialista em relógios para torres de igrejas, estações de trem, prédios e praças públicas. Além de Poá, a Michelini foi responsável por importantes instalações na cidade de São Paulo, como a da Estação da Luz (1951), o do prédio do antigo Mappin (1933) e o da rua São Bento com a avenida São João (1935).

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Autorização para tornar iluminação de Suzano 100% LED é assinada pelo prefeito

O prefeito Pedro Ishi assinou nesta quinta-feira (10/04) a ordem de serviço para tornar a…

17 horas ago

Cem dias são marcados pela confirmação dos maiores investimentos da história de Suzano

A Prefeitura de Suzano promoveu nesta quinta-feira (10/10) a prestação de contas dos cem dias…

17 horas ago

Prefeitura de Mogi prorroga prazo de inscrições da Lei de Incentivo à Cultura até 25 de abril

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, prorrogou o…

17 horas ago

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado mais 12 bairros nas imediações da Vila Cintra

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e…

17 horas ago

Prefeitura de Mogi apresenta balanço dos 100 dias de gestão nesta terça-feira

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza na próxima terça-feira (15/04), a partir das 9h,…

18 horas ago

100 Dias de Governo: Prefeito de Arujá Apresenta Balanço de Ações

O prefeito de Arujá apresentou um balanço das ações realizadas nos primeiros 100 dias de…

18 horas ago