Mogi das Cruzes

Rota Imperial vai reproduzir antiga ligação São Paulo – Rio

Em 7 de setembro de 2022, será completado o bicentenário da Independência do Brasil. Mogi das Cruzes e o Alto Tietê estão na contagem regressiva para essa data, que será oficialmente celebrada com a entrega de uma nova rota turística. Trata-se da Rota Imperial, assim denominada pois seguirá o trajeto da antiga estrada que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro nos tempos do império brasileiro, local por onde Dom Pedro I passou, culminando com a proclamação da Independência do Brasil.

Em Mogi das Cruzes, a rota começará em Sabaúna e seguirá até o distrito de Jundiapeba. O projeto foi apresentado junto ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e despertou interesse em outras cidades da região, como Guararema, Suzano, Poá e Itaquaquecetuba. Assim, a proposta é que a Rota Imperial comece pela Igreja Nossa Senhora Da Escada, em Guararema, passe pela Catedral de Santana e Igrejas do Carmo, em Mogi, passe também por Poá e termine na Igreja Nossa Senhora D´Ajuda, em Itaquaquecetuba.

A rota passará tanto por áreas rurais quanto urbanas e será demarcada com placas, repetindo o sistema já utilizado em outras rotas turísticas que cortam a cidade, como a Rota da Luz e o Caminho do Sal. Será mais um atrativo turístico e um convite a revisitar a história do Brasil, de Mogi e do Alto Tietê para turistas, para os próprios cidadãos e também para os amantes de esportes, como bike, caminhada ou corrida.

A ideia da Rota Imperial surgiu da necessidade de implantar na cidade e no Alto Tietê uma rota que remeta ao antigo caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro, que foi tão utilizado por tropeiros e diversos outros povos e personalidades históricas. E o projeto acabou sendo conciliado à comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, que será em 2022.

Alguns desvios perante a rota original terão de ser feitos, por conta de questões como vias que hoje em dia têm a mão contrária da original e também locais que passam por propriedades hoje particulares. Mas, de forma geral, o trajeto será mantido o mais próximo possível do original.

O projeto já foi apresentado junto ao Condemat, porém continuará em pauta em reuniões próximas, para a concretização das parcerias com outros municípios, bem como trabalhos de mapeamento dos demais territórios.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

2 semanas ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

2 semanas ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

2 semanas ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

2 semanas ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

2 semanas ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

2 semanas ago