Estão abertos os agendamentos para escolas, grupos e coletivos com interesse em participar do passeio histórico e educativo mediado pelo programa Roteirinho do Patrimônio. A ação gratuita tem o intuito de levar crianças e adolescentes – de 6 a 17 anos – para explorarem a história de Mogi das Cruzes de uma maneira leve e divertida.
A visitação mediada tem início no Marco Zero da cidade, marcado pelo monumento do Obelisco, na praça Coronel Almeida – de frente para a Catedral de Sant’Ana. O passeio monitorado segue para o Casarão do Carmo, Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, MUVE – Museu de Vivências Educacionais e termina na Pinacoteca.
Com linguagem adequada para cada público, a programação pode ser alterada de acordo com a disponibilidade de tempo das escolas, grupos e coletivos inscritos. Todos os participantes recebem um mapa com os locais visitados pelo Roteirinho do Patrimônio.
Mediado pelos servidores dos museus, o programa contará uma breve história de Mogi das Cruzes, com o início do povoado e o desenvolvimento da cidade até os dias atuais. A atividade apresentará curiosidades aos presentes, como o significado do nome do município, além de uma nova maneira de observar a cidade e sua paisagem urbana. Será narrada ainda a história e a biografia cultural dos monumentos e locais visitados, mostrando a importância das edificações visitadas e de todo o acervo que elas preservam, valorizando assim o patrimônio histórico, artístico e museológico do município.
Os agendamentos podem ser feitos para visitações de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, ou aos sábados, das 9 às 12 horas, por meio do telefone (11) 4798-6907 ou pelo e-mail educativomuseus@mogidascruzes.sp.gov.br.