Sessenta e nove mulheres concluíram nesta segunda-feira (22) o curso “Gestora de Microempresa”, promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Suzano. A iniciativa teve como objetivo ampliar a capacitação profissional feminina e incentivar a geração de renda por meio do empreendedorismo.
A cerimônia de formatura foi realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna e reuniu autoridades municipais, representantes do IFSP e familiares das participantes.
Com duração de três meses, a capacitação foi ministrada pelo professor Clayton de Oliveira, do IFSP, e ofereceu turmas nos períodos da manhã, tarde e noite, facilitando o acesso das alunas que precisavam conciliar os estudos com a rotina profissional e familiar.
Durante as aulas, as participantes tiveram acesso a conteúdos voltados à gestão de pequenos negócios, planejamento estratégico, marketing, organização financeira e empreendedorismo, ferramentas consideradas fundamentais para quem deseja abrir, estruturar ou fortalecer uma microempresa.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Suzano, Déborah Raffoul Ishi, destacou que a formação representa uma oportunidade de transformação social e econômica para as participantes.
“Quando oferecemos capacitação, também oferecemos novas perspectivas. Muitas mulheres chegam ao curso com ideias, sonhos e vontade de empreender, mas precisam de orientação para transformar tudo isso em uma oportunidade real de geração de renda. Essa parceria com o IFSP fortalece o trabalho do Saspe e demonstra o compromisso da administração municipal em apoiar as mulheres na busca por independência, dignidade e crescimento profissional”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, Artur Takayama, também participou da solenidade e ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da autonomia financeira feminina. “Foi um curso de extrema importância para a conquista da independência financeira das mulheres, além de garantir a capacitação profissional”, destacou.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Said Raful, o secretário municipal de Governo, Alex Santos, o diretor do IFSP Suzano, Eugênio Zampini, além do professor Clayton de Oliveira.
A ação integra o projeto Capacita Suzano, desenvolvido em parceria entre o município e o IFSP, e reforça a estratégia da administração municipal de ampliar o acesso da população a cursos profissionalizantes e oportunidades de qualificação.

