O Dia D da Campanha de Multivacinação terminou com a aplicação de 3.705 doses na população que buscou as 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) no último sábado (20/08).
Deste total, 1.805 eram contra o novo coronavírus (Covid-19), 1.307 contra a poliomielite e 593 referentes a vacinas de rotina que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e que precisavam ser atualizadas nas cadernetas, como de hepatite, febre amarela, varicela, sarampo/caxumba/rubéola, entre outras.
“O comparecimento da população mostra o quanto os moradores de Suzano são conscientes e preocupados com a própria saúde e a do próximo, já que quem busca se vacinar também protege as pessoas ao redor”, destacou o secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi. Um novo mutirão de vacinação está sendo avaliado pela pasta.
No caso da vacinação contra a poliomielite, foram 258 doses para crianças de até um ano, 349 para as de dois anos, 340 para as de três anos e 360 para as de quatro anos. À exceção da primeira, as demais são reforços da imunização.
“Fiquei muito feliz com a procura dos suzanenses pela vacinação. A gente sabe que durante a semana as vezes pode ser difícil ir até um posto de saúde e o final de semana acaba sendo o momento ideal para se imunizar e levar os filhos, netos e sobrinhos”, destacou o prefeito Rodrigo Ashiuchi. O número final da mobilização especial ficou 48% acima da previsão da pasta, que era de 2,5 mil doses.
Consultas e exames
Também no sábado, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu um mutirão de ultrassonografia obstétrica no Ambulatório de Especialidades, localizado no Parque Santa Rosa. No total, foram realizados 71 procedimentos. Já na USF da Vila Amorim houve 54 consultas e 37 exames de papanicolau.
“A gente segue trabalhando para que a população de Suzano possa ter à disposição uma saúde pública de qualidade. Sei que neste sábado fez muito frio, mas quero deixar meu agradecimento a quem pôde comparecer e realizar o exame ou a consulta e colocar a saúde pessoal em dia”, finalizou o prefeito, que acompanhou a ação de perto na companhia do secretário Pedro Ishi.