O Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quarta-feira (18/12) a atuação com oferta e acompanhamento da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) na cidade. A expectativa é de acompanhar inicialmente cerca de 30 pessoas com vida sexual ativa e que estejam expostas ao risco aumentado de contrair o HIV.
A ideia da iniciativa é ofertar os comprimidos nas modalidades diária e sob demanda e manter o acompanhamento das pessoas em uso da PrEP. Trata-se de uma alteração no procedimento realizado pelo SAE/CTA, que até então apenas realizava a entrega dos comprimidos na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) do equipamento, mediante apresentação de formulário de prescrição fornecida por algum serviço público ou privado
Com a mudança, os pacientes que desejarem utilizar a PrEP passarão por uma avaliação no atendimento inicial, que inclui a realização de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e exame de função renal. O medicamento será fornecido com prescrição inicialmente para 30 dias, podendo ser prorrogada, no retorno, por períodos de quatro meses. Inicialmente, os acompanhamentos serão realizados apenas com pessoas maiores de 18 anos e moradoras de Suzano.
A PrEP consiste na tomada de Tenofovir e Emtricitabina antes da relação sexual. Os medicamentos bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo, o preparando para enfrentar um possível contato com essa IST. A pessoa em PrEP precisa realizar acompanhamento regular de saúde com testagem não só para o HIV, como também para outras ISTs, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
A coordenadora do Programa Municipal de ISTs/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, explicou que a iniciativa visa ampliar o cardápio da prevenção combinada para as pessoas mais expostas ao HIV. “Esses usuários serão acompanhados para garantir a eficiência da PrEP e tornar seu uso muito mais seguro por parte deles. Além da avaliação dos resultados dos exames e testes rápidos, também vamos verificar as carteirinhas de vacinação para solicitação de imunizantes. Será um importante trabalho que vai trazer mais cuidado para os usuários”, declarou.
O secretário de Saúde, Diego Ferreira, parabenizou a equipe do SAE/CTA pela iniciativa. “Estamos falando de um grande trabalho que será realizado pelos profissionais que atuam neste equipamento tão importante para a saúde de centenas de suzanenses. A PrEP é fundamental para a vida de muitas pessoas e, sem dúvidas, esses acompanhamentos vão trazer mais conforto para quem utiliza o recurso”, declarou o chefe da pasta.
Para utilizar a PrEP e iniciar o acompanhamento, basta o paciente comparecer ao SAE/CTA, que fica na rua Otávio Miguel da Silva, 323, no Parque Suzano, munido de documento oficial com foto e comprovante de endereço. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4741-2537.