A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), realizou um seminário de instrução no campus da Faculdade Piaget sobre atenção às pessoas com mais de 60 anos. Com o tema “Idoso, doenças degenerativas e autoimunes”, a atividade visou orientar representantes de várias áreas quanto ao tratamento com a terceira idade e à prevenção de suicídios.
Com o acompanhamento da diretora de Atenção à Saúde de Suzano, Flávia Verdugo, a palestra foi ministrada por Izamara Andrade e Isabele Trindade, integrantes do Raps. Elas abordaram temáticas de abandono familiar, apoio e tratamento de doenças degenerativas e autoimunizantes e prevenção ao suicídio com a demonstração de casos corretos de atendimento, verificação da situação familiar e os cuidados psicológicos com os idosos.
No total, 37 profissionais da Saúde, da Educação e da Segurança Cidadã participaram das mais de três horas de capacitação. Ao final da formação, todos receberam um certificado.
Segundo Flávia, a formação faz parte de uma prática que vem sendo adotada pelas pastas de cooperação e trabalhos integrados visando o melhor atendimento de casos de todas as espécies. “Acredito que a aprendizagem e a troca de experiências tornam nosso trabalho ainda mais enriquecedor e transformador. Oferecemos essa orientação porque sabemos que atuar de forma integrada para prestar um atendimento humanizado faz a diferença nessas situações, pois, muitas vezes, as pessoas da terceira idade precisam sentir que estão abraçados”, relatou.
Para a coordenadora do Raps, Dulce Ramos, a iniciativa traz múltiplos benefícios aos munícipes que passam por situações como as demonstradas na palestra. “Este é um debate amplo que merece uma atenção maior. Por vezes, muitos idosos são deixados de lado por suas famílias, o que é algo muito triste para pessoas que são importantes e que merecem se sentir importantes. Pensamos nesse apoio para evitar, por exemplo, casos de suicídio”, completou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a ação coordenada pelo Raps também agrega a experiência de muitos servidores. “Estamos trabalhando constantemente com ações de capacitação e de integração de áreas para tratar casos envolvendo a saúde mental dos suzanenses. Agradeço as nossas profissionais pela orientação e, claro, à Faculdade Piaget por nos oferecer espaço para um debate que só tem a beneficiar a cidade”, disse.