Para valorizar a leitura e incentivar a imaginação das crianças, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos iniciou a Semana Literária em todas as unidades municipais. A ação faz parte do calendário pedagógico e conta com a parceria de professores, alunos, diretores, auxiliares e toda equipe escolar.
Com rodas de conversa, os educadores promovem diversas sugestões de experiências literárias, com apreciação de livros, rodízio de leitura, teatro de sombras, dramatização, teatro de fantoches, entre outros. É importante destacar que as escolas possuem acervo de livros e outros materiais, como quadrinhos, revistas, jornais, fantoches, etc.
Cada unidade organizou seu próprio cronograma de acordo com a modalidade escolar, sempre respeitando a idade e a série dos alunos. A Semana Literária tem como objetivo homenagear os escritores e incentivar a escrita de forma prazerosa para que os novos leitores mantenham esse hábito saudável.
Na Emeb Eduardo Santiago, na Vila São Paulo, três espaços foram montados para atender os alunos do berçário de forma lúdica. Com muita cor e alegria, o projeto estimula a imaginação desde a primeira infância. Já na Vila Pereira, a aluna do 5º ano da Emeb Diocésio de Menezes faz a indicação de diversos gêneros literários em cada sala de aula.
“A criança se desenvolve muito mais a partir do momento que está inserida num contexto de adultos leitores, elas podem ler, folhear ou simplesmente ver imagens. Os livros passam a fazer parte de seu universo, onde a fantasia se apresenta de uma forma fascinante”, destaca a secretária da pasta, Paula Trevizolli.