Na manhã desta quinta-feira (27/03), gestores e coordenadores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participaram de uma formação sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), documento que orienta a aprendizagem dos alunos com deficiência de acordo com as suas necessidades. O encontro, promovido pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, foi realizado no auditório do Cemforpe, no Mogilar.
A secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho, iniciou a programação enfatizando o compromisso da Pasta com a implementação efetiva do plano nos processos escolares. “Estamos empenhados em atender as demandas das escolas, implementando ações formativas e buscando apoio profissional para superar os desafios do processo inclusivo, a fim de contribuir para o trabalho de cada um de vocês”, declarou. A iniciativa também foi acompanhada pela adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal.
A importância de uma equipe unida e focada nas necessidades das crianças e o envolvimento dos pais e responsáveis foram destacados pela diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, Claudia Regueiro. “Apresentamos um material baseado na legislação vigente com todas as informações necessárias, inclusive para demandas judiciais, pois sabemos que cada criança é única e requer um atendimento específico”.
A formação buscou alinhar diretrizes e práticas do PEI para garantir adaptações pedagógicas eficazes ao público-alvo da Educação Especial, como explicou uma das formadoras, a vice-diretora da Emesp – Escola Municipal de Educação Especial Profª Jovita Franco Arouche, Renata San Giácomo. “Este encontro foi uma oportunidade para construirmos isso juntos, como uma rede unificada, evitando múltiplos modelos e dúvidas sobre como elaborar cada parte do PEI, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental”.
O encontro proporcionou novas perspectivas para os participantes. “Essa formação contribuiu bastante para o nosso crescimento, especialmente diante da realidade atual das unidades, que têm recebido um número crescente de crianças que demandam suporte. Essa troca de conhecimentos e experiências foi fundamental”, comentou Patrícia Carvalho de Oliveira Franco, diretora pedagógica do CEIM Profº Egberto Malta Moreira – Ceic El Shadday II. A formação contou com a colaboração da Supervisão de Ensino.
Uma novidade para este ano é o projeto piloto de estimulação precoce, desenvolvido na Emesp. “Iniciamos este projeto com uma sala dedicada para acolher as crianças menores. Nosso objetivo é oferecer intervenções adequadas para este período crítico de desenvolvimento neural e do aprendizado”, explicou Heidi Ribeiro da Costa Paz, uma das formadoras e responsável pelas salas polos de AEE (Atendimento Educacional Especializado), que agora atendem também os alunos do ensino fundamental que estavam na escola.
Ainda na capacitação, a secretária de Educação parabenizou as unidades escolares premiadas pelo Prêmio Excelência Educacional do programa Alfabetiza Juntos SP. “Esse reconhecimento reflete o esforço coletivo de nossas escolas. Estamos empenhados em fortalecer a parceria com o Governo Estadual e expandir o número de participantes, ampliando as oportunidades de alfabetização e promovendo um futuro mais promissor para nossas crianças”, destacou.