O Dia do Estudante, comemorado nesta quarta-feira (11/08), é um momento para celebrar a importância da educação para a transformação do País e também incentivar os estudantes em seu processo de aprendizagem ao longo da sua jornada. Nesta data, a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes traz dicas de leitura, afinal, os livros têm um papel fundamental na capacidade criativa e na formação dos alunos.
“Temos visitado as escolas e visto a alegria dos estudantes em retornar às escolas. Neste Dia do Estudante, quero cumprimentar a todos. A educação é o principal vetor de transformação do País e está no centro do projeto de desenvolvimento da cidade. Queremos chegar a todos os estudantes das redes municipal, estadual e particular”, disse o secretário de Educação, André Stábile.
As dicas de leituras são para estudantes de zero a 12 anos. Todos os livros foram escritos por profissionais da rede municipal de ensino. Somente na rede municipal são mais de 47 mil alunos matriculados, desde o berçário até o ensino fundamental, incluindo as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Trata-se de um incomparável investimento nas capacidades criativas, na ampliação de vocabulário, nas experiências que trarão benefícios tanto no rendimento escolar, quanto na solidez do discernimento e da sabedoria ao longo da vida. Criança que convive com livros aumenta suas probabilidades de ser mais autônoma e mais livre”, disse a professora Elisabete Jacques Urizzi Garcia, que integra a equipe do Departamento Pedagógico da Pasta.
Confira as dicas:
“Os insetos do meu jardim”
Autoras: Elisabete Jacques Urizzi Garcia e Cintia Arouca
Ilustrações de Márcia Miranda
Editora Flash, 2018. Gênero: Poemas – 28 páginas.
Livro indicado para crianças em fase de alfabetização
“Casa”
Autora: Bruna Rodrigues
Ilustrações de Alexandre Roberto Rodrigues
Editora: Pedro e João. Gênero: conto.
Indicado para crianças de 0 a 6 anos
“Concurso de pai”
Autora e ilustradora: Carolina Domingues Nepomuceno.
Publicação independente Kindle Direct Publishing. Gênero: ficção infantil.
Faixa etária indicada: crianças de 0 a 12 anos
“Os três porquinhos e a bruxa Clotilde”
Autoras: Letícia Sagayama. Editora Viseu. Gênero: conto.
Indicado para Educação Infantil e anos iniciais de Fund. I