A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano reforça as orientações sobre a poda consciente de árvores no município, tanto em locais públicos quanto em particulares. A prefeitura realiza o serviço mediante a avaliação de manejo, em razão da sua relevância para preservação ambiental e a busca pela ampliação da área verde. A solicitação deve ser feita nos canais oficiais da Ouvidoria Municipal.
A poda é o termo que caracteriza o corte de ramificações de uma parte da árvore visando adaptá-la ao ambiente urbano de forma sadia. Para isso, é necessária a execução de maneira correta e somente quando necessário, ou seja, em situações quando há risco de danos a pessoas ou edificações, queda de galhos, dificuldade da passagem de veículos e pedestres ou até mesmo quando interferem na rede elétrica, iluminação pública e placas de sinalização. A orientação ainda se estende quanto às épocas recomendadas para a atividade, que abrangem o início da primavera e o final do verão.
Conforme dispõe a lei complementar municipal nº 135/2003, é proibida a poda drástica de ramos ou raízes superior a um terço da árvore, estando sujeito à multa e outras sanções administrativas. A diretriz atua em relação à garantia de arborização na cidade, pois um corte mal executado pode ocasionar prejuízos, deixando a mesma suscetível à entrada de doenças e aumento da queda.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, a pasta oferece o serviço à população em casos de área pública, como ruas, avenidas e calçadas. O pedido pode ser feito junto à Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007 ou e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br. O setor também atende de forma presencial no número 126 da rua Baruel, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Áreas particulares são de responsabilidade do proprietário e não é necessária autorização por parte da Prefeitura de Suzano, segundo o decreto municipal nº 9.396/2019.
Para o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, a conscientização integra as políticas públicas desenvolvidas para o plantio e a conservação de árvores em vias e áreas verdes públicas. “Realizamos diversas iniciativas para arborização e contamos com a participação popular. Acredito que a união de esforços é o caminho para uma cidade mais sustentável e que zela pelo futuro das próximas gerações”.
A ampliação da área verde em Suzano também conta com o projeto “Disk Árvore”, promovida pelo Viveiro Municipal Tomoe Uemura. O equipamento atende aos pedidos para o plantio de mudas de árvores em espaços públicos e na frente de residências de forma gratuita. Os interessados podem entrar em contato pelo número (11) 4749-3943 e aguardar a visita da equipe, que irá avaliar qual a melhor espécie para o local apontado, de acordo com as características do solo e do ambiente.
Outras informações sobre poda consciente podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do telefone (11) 4745-2055 ou pelo e-mail smma@suzano.sp.gov.br.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano