Itaquaquecetuba

Secretaria de Planejamento de Itaquá investe em projetos inéditos

A Secretaria de Planejamento de Itaquaquecetuba tem investido em projetos inéditos e fez um balanço do que tirou ou está tirando do papel desde o início de 2021, como a criação da Lei de Regularização Edilícia, conhecida como Lei de Anistia, que possibilita a padronização de construções em conformidade com a legislação e fica em vigor até 13 de janeiro de 2023.

Outro ponto considerado um marco para a cidade é a revisão do Plano Diretor. O processo está em fase inicial de implantação e trará benefícios aos cidadãos e empresariado, permitindo a adequação de leis com base na realidade da cidade.

Também é destaque a assinatura do convênio com o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo), que vai aproximar e readequar legislações, aumentar a fiscalização para evitar problemas futuros e dar capacitação aos servidores.

A informatização da secretaria, em processo de licitação, vai dar agilidade aos processos. “Atualmente, a entrega de alvará de construção leva de 50 a 60 dias e com o sistema online, o prazo será de aproximadamente 30 dias”, destacou o secretário de Planejamento, João Carlos Navarro.

“Queremos agilizar e padronizar os serviços que podem ser oferecidos pela prefeitura e para isso precisamos nos adequar à realidade do município e do momento, buscar modernização. Esperamos promover muitas conquistas para a cidade do âmbito do planejamento”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

O Grupo de Combate à Invasão, formado pelas secretarias de Planejamento, Serviços Urbanos, Assuntos Jurídicos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, departamentos de Posturas e Defesa Civil, além da Guarda Civil Municipal, visa impedir invasões e diminuir problemas urbanísticos.

Já o georreferenciamento, também em licitação, será uma forma de padronizar a identificação dos imóveis. Munida de informações, a pasta está viabilizando o trabalho de campo para montar uma base de dados fidedignos.

“Faremos a contratação de uma empresa para iniciar o processo de geoprocessamento, que é o controle cartográfico do município por dados georreferenciados, o formato mais atualizado que existe no controle territorial”, explicou o secretário.

Também é o Planejamento que trata, junto à Ecopistas e ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), a abertura de alças de acesso na Rodovia Ayrton Senna para criar novas alternativas de acesso, melhorar a mobilidade urbana e atrair novas empresas devido a logística privilegiada do município.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Altar de São Benedito pode ser visitado no hall da Prefeitura de Mogi

O exemplo de caridade, humildade e amor ao próximo de São Benedito foi destacado nesta…

19 horas ago

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Esporte de Mogi das Cruzes

As ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) nos primeiros…

19 horas ago

Fundo Social inicia troca solidária de ingressos para semifinal do Suzano Vôlei

As atenções do vôlei brasileiro estão voltadas para as semifinais da Superliga Masculina e o…

19 horas ago

Cultura terá ‘Casarão Autoral’ para apresentações de músicos nesta sexta-feira

O Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 - Centro) recebe nesta sexta-feira (25/04)…

19 horas ago

Suzano alcança 820 atendimentos com Central de Interpretação de Libras

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras),…

19 horas ago

‘Projeto SER’ para PCDs marca troca de experiências com município de São Carlos

A mais recente edição do “Projeto SER - Suzano Educa e Respeita” para Pessoas com…

19 horas ago