O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, e a secretária-adjunta da pasta, Thais Nascimento, se reuniram na manhã desta terça-feira (14/01) com proprietários e representantes de bares e casas noturnas da região da praça Norival Tavares, no Parque Monte Líbano. Durante o encontro, realizado no prédio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, foram discutidos procedimentos a serem adotados frente a reclamações de moradores do entorno sobre desrespeito à Lei do Silêncio e outras denúncias da população.
Esta foi a primeira de uma série de reuniões que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança com comerciantes de diversas regiões da cidade em que o Departamento de Fiscalização de Posturas registra maior número de reclamações de moradores, principalmente durante os finais de semana. Também foram abordadas outras questões, como cadeiras e mesas colocadas na calçada.
“Estamos iniciando uma gestão que será marcada por muita conversa e transparência. Por isso, queremos estabelecer condutas para que a gente consiga o bem da população e que os comerciantes também possam trabalhar, oferecer diversão para a população, dentro do que estabelece a legislação”, explicou Ito.
O secretário lembrou que pela quantidade de reclamações e autuações registradas já seria possível o fechamento dos estabelecimentos, mas, neste primeiro momento, a administração municipal optou pela orientação para que os bares e casas noturnas se adequem.
“Não queremos adotar medidas radicais. O que queremos é ajustar as condutas para que os estabelecimentos possam continuar trabalhando, mas que também possamos atender a tranquilidade das pessoas que moram no entorno. A gente não vai tomar uma providência drástica, mas queremos que os responsáveis diminuam o som e adequem a acústica dos locais”, disse.
Fiscalização
O trabalho de fiscalização sobre desrespeito à Lei do Silêncio é realizado dentro das atribuições do Departamento de Fiscalização de Posturas, com apoio da Guarda Civil Municipal, sempre que necessário. As ações são desenvolvidas mediante denúncias recebidas pela Prefeitura e dentro dos trabalhos rotineiros das equipes de fiscalização.
Após o recebimento da reclamação, uma equipe de fiscais é encaminhada ao local. O tempo de atendimento varia de acordo com fatores como o volume de reclamações recebidas. Ao chegar ao local, os fiscais fazem a medição do barulho com a utilização de aparelho específico, chamado decibelímetro. Constatada a irregularidade, o responsável é autuado.
A população pode fazer denúncias sobre desrespeito à Lei do Silêncio ou ocorrências de pancadão pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas por dia.
As obras do Corredor Nordeste, em Mogi das Cruzes, estão paradas desde a troca de…
Um grupo de voluntários da Igreja Betel se reuniu para participar de uma ação voluntária…
A Secretaria Municipal de Saúde celebra nesta quarta-feira (15/01) o fechamento do primeiro ano de…
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou nesta quarta-feira (15/01) uma cartilha do “Programa Prefeitura…
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana está realizando, ao longo deste mês de…
Nesta sexta-feira (17), às 18h, a Prefeitura de Itaquaquecetuba promove a 1ª Pré-Conferência dos Direitos…