Suzano

Servidores de postos de saúde recebem treinamento do programa Previne Brasil

A Secretaria de Saúde de Suzano realizou, entre 7 e 10 de junho, uma capacitação por meio do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Durante o período, auxiliares administrativos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passaram por uma discussão sobre processos de trabalho, tanto do ponto de vista do acolhimento dos usuários da rede municipal, como do manejo operacional do sistema e fluxo de informações, que busca criar um histórico do paciente de forma funcional, para que ele possa ser acompanhado pelo sistema de saúde da cidade.

O treinamento ocorreu na sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), com o tema “O papel e a importância do administrativo na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde – Reflexões sobre os processos de trabalho”. Cerca de 50 pessoas, em duas turmas, participaram dos quatro dias de curso, sendo duas aulas teóricas e duas práticas.

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, atividades como esta colaboram com a organização do sistema de Suzano. “Manter as informações dos pacientes, como aplicação de vacinas, medicação, entre outras providências, ajuda bastante para acompanharmos como está a evolução de cada um deles. Vale como um histórico de saúde da situação dos usuários”, afirmou.

Desde 2020, a Secretaria Municipal de Saúde organiza vários processos de capacitação para os profissionais da gestão e da Atenção Básica, com o intuito de fomentar e construir espaços de diálogo e de conhecimentos sobre as dimensões técnicas e operacionais do programa, incluindo os sistemas próprios de informação.

De acordo com o governo federal o “Previne Brasil” foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e busca criar um novo modelo de financiamento da saúde e altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base na população.

Em Suzano, a prefeitura conta com uma equipe da Diretoria de Atenção Básica, que monitora os dados do programa e é responsável por traçar estratégias com a finalidade de melhorar o desempenho nos indicadores de saúde e, consequentemente, o alcance das metas.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 semana ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 semana ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 semana ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 semana ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 semana ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 semana ago