Divulgação
O governador Rodrigo Garcia confirmou nesta quarta-feira (22) o fim da obrigatoriedade de exames de papanicolau e mamografias para admissão de mulheres a partir dos 40 anos de idade no serviço público estadual de São Paulo. A decisão do governador finaliza um processo capitaneado nos últimos anos pela atual procuradora geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra.
Na prática, a nova determinação de Rodrigo desburocratiza o acesso de mulheres a cargos públicos estaduais e impede que eventuais aprovadas em concursos percam as vagas em decorrência de exames que deixam de ser admissionais e passam a caráter subsidiário. A medida foi oficializada com a publicação da resolução SOG-14 na edição desta quarta do Diário Oficial do Estado.
A medida do governo paulista também atende a uma recomendação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo que, ainda em 2017, indicou em parecer que “não há nenhuma profissão ou função que impeça o ingresso de uma mulher em qualquer trabalho e que exija a realização de exames subsidiários que exponha a mesma em suas condições ginecológicas e até obstétricas, mesmo que os mesmos possam ter caráter preventivo.”
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis concluíram a apresentação dos 100 dias…
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis realizaram, na manhã desta terça-feira (15/04),…
Em resposta a um pedido feito pelos prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do…
No último mês, Paulo Serra (PSDB) já esteve com oito prefeitos de cidades paulistas. O…
A Comunidade Matriz São Maximiliano Kolbe, em Mogi das Cruzes, terá uma extensa programação especial…
O portal da Hapvida está de cara nova. A mudança é principalmente visual com impactos…