Vereadores de Ferraz de Vasconcelos

Squizato volta a denunciar o descarte irregular de lixo orgânico no centro da cidade

Assim como fez, em 2018, o vereador Claudio Roberto Squizato (PL) voltou a criticar o descarte irregular de lixo orgânico por estabelecimentos comerciais que vendem alimentos em qualquer local e horário, notadamente, no entorno da Praça da Independência, na região central da cidade. A denúncia foi feita de forma verbal na tribuna da Câmara Municipal, na terça-feira, dia 24.

Segundo ele (foto), alguns comerciantes estão deixando o lixo na via pública, isto é, na Avenida Brasil, muito antes do horário de coleta que ocorre regularmente das 19h às 21h. Com isso, a região central da cidade fica parecendo um verdadeiro lixão a céu aberto. Por isso, o vereador pediu mais fiscalização do setor competente da municipalidade e assim coibir esse tipo de comportamento antissocial por parte de comerciantes.

Neste caso, ele avalia que falta conscientização dos responsáveis por realizar o descarte de lixo (foto) fora do horário de coleta. Ainda, de acordo com o parlamentar, como existe um período estabelecido, o comerciante não precisa adiantar o despejo, ou seja, deveria fazer a coisa certa, isto é, ter um recipiente próprio para fazer o armazenamento prévio e assim contribuir para manter a cidade limpa e ornada.

“Na verdade, trata-se de um problema sério que carece ser sanado pelo Palácio da Uva Itália. Afinal, a nossa cidade não pode e não deve continuar sendo emporcalhada como está sendo atualmente por certos comerciantes que pelo visto não têm nenhum compromisso com o aspecto urbanístico municipal”, disparou Claudio Squizato. Ele promete elaborar novamente um requerimento sobre o assunto.

Omissão

Squizato acrescentou também que quando cobrou mais fiscalização, em 2018, a situação melhorou, mas tudo leva a crê que o setor relaxou de novo. A lei nº 3.240/2015, que dispõe sobre normais municipais ou o que dá o poder de polícia proíbe terminantemente o despejo de lixo em vias públicas. No caso de resíduos comerciais orgânicos e de serviços, o texto prevê multa de R$4,7 mil ao infrator. A cidade produz por dia mais de 160 toneladas de lixo.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Atletas de Guararema são convocados para a Seleção Brasileira de Caiaque Polo

Vinculados à Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade…

21 horas ago

Com sucessos do pagode nacional, Belo marca abertura do ‘Suzano Music Festival’

Após semanas de expectativa, na noite desta quarta-feira (02/04), teve início o "Suzano Music Festival",…

21 horas ago

Páscoa do Suzano Shopping terá chegada festiva do Coelhinho, personalização de ovos de chocolate e muita diversão para as crianças

A Páscoa vai ser muito mais doce e divertida no Suzano Shopping. A partir deste…

21 horas ago

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado em Mogi no Jardim Universo e três outros bairros nas imediações

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e…

21 horas ago

Segunda edição do mutirão Cadastro Único Vai Até Você será neste sábado no Jardim Piatã

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover neste sábado (05/04) o segundo mutirão Cadastro…

21 horas ago

Ação “Leitura em Rede” mobiliza escolas e creches em Mogi

Escolas e creches da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (02/04) da Ação “Leitura…

21 horas ago