O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) de Suzano está concluindo a primeira formação especial para surdos e ouvintes com a produção de brigadeiros e beijinhos gourmet nesta sexta-feira (30/09). Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o órgão municipal está capacitando uma turma com 18 inscritos, acompanhados de uma intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
A formação teve início na quinta-feira da semana passada (22/09), quando os instrutores do Sebrae promoveram reuniões teóricas com os participantes para ensinar princípios básicos da culinária, como o manuseio de equipamentos e de utensílios para confecção dos produtos, ação essa que ocorreu também na sexta-feira (23/09). Desde segunda-feira (26/09), as aulas foram exclusivamente práticas, com os ensinamentos da cozinheira Georgina Markunas para a criação de diferentes tipos de doces, desde brigadeiros de copo até beijinhos recheados.
Durante toda a capacitação, os instrutores teóricos e a cozinheira do projeto estiveram acompanhados da profissional Cláudia Oliveira, encarregada de interpretar as orientações de Georgina para o público surdo que, a partir disso, pôde acompanhar o conteúdo da aula e participar de forma ativa.
Para Cláudia, a possibilidade de uma capacitação destinada ao público surdo é motivo de muito orgulho para ela e para toda comunidade surda de Suzano. “Eu, assim como outras pessoas, consigo entender claramente o que uma pessoa está falando, mas esse não é o caso da comunidade surda, que precisa dessa acessibilidade. Não estamos falando de uma limitação que impede uma pessoa de produzir ou trabalhar, então contar com isso é muito gratificante e só tenho a agradecer ao Saspe essa oportunidade de oferecer este curso”, comentou a intérprete.
De acordo com a dirigente do órgão, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, promover a inclusão e oportunizar o acesso a novas fontes de renda é uma das missões do Saspe. “O trabalho dos órgãos sociais de nossa cidade é diário para oferecer o melhor possível a todos os munícipes, independentemente de suas condições. Acima de tudo, prezamos pela igualdade”, ressaltou. Para mais informações sobre outras capacitações e projetos do Saspe, o telefone para contato é (11) 4743-1600.