Suzano

Surdos e ouvintes participam de curso de brigadeiro e beijinho gourmet no Saspe

O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) de Suzano está concluindo a primeira formação especial para surdos e ouvintes com a produção de brigadeiros e beijinhos gourmet nesta sexta-feira (30/09). Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o órgão municipal está capacitando uma turma com 18 inscritos, acompanhados de uma intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

A formação teve início na quinta-feira da semana passada (22/09), quando os instrutores do Sebrae promoveram reuniões teóricas com os participantes para ensinar princípios básicos da culinária, como o manuseio de equipamentos e de utensílios para confecção dos produtos, ação essa que ocorreu também na sexta-feira (23/09). Desde segunda-feira (26/09), as aulas foram exclusivamente práticas, com os ensinamentos da cozinheira Georgina Markunas para a criação de diferentes tipos de doces, desde brigadeiros de copo até beijinhos recheados.

Durante toda a capacitação, os instrutores teóricos e a cozinheira do projeto estiveram acompanhados da profissional Cláudia Oliveira, encarregada de interpretar as orientações de Georgina para o público surdo que, a partir disso, pôde acompanhar o conteúdo da aula e participar de forma ativa.

Para Cláudia, a possibilidade de uma capacitação destinada ao público surdo é motivo de muito orgulho para ela e para toda comunidade surda de Suzano. “Eu, assim como outras pessoas, consigo entender claramente o que uma pessoa está falando, mas esse não é o caso da comunidade surda, que precisa dessa acessibilidade. Não estamos falando de uma limitação que impede uma pessoa de produzir ou trabalhar, então contar com isso é muito gratificante e só tenho a agradecer ao Saspe essa oportunidade de oferecer este curso”, comentou a intérprete.

De acordo com a dirigente do órgão, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, promover a inclusão e oportunizar o acesso a novas fontes de renda é uma das missões do Saspe. “O trabalho dos órgãos sociais de nossa cidade é diário para oferecer o melhor possível a todos os munícipes, independentemente de suas condições. Acima de tudo, prezamos pela igualdade”, ressaltou. Para mais informações sobre outras capacitações e projetos do Saspe, o telefone para contato é (11) 4743-1600.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 mês ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 mês ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 mês ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 mês ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 mês ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 mês ago