Suzano

Suzanenses se destacam em torneio de kendô com 31 medalhas individuais e nove por equipes

Os atletas suzanenses foram os grandes destaques do 50º Torneio de Kendô “Yoshisuke Oura”, que reuniu 160 atletas de todo o Brasil no último sábado (17/05), na Arena Suzano, no Jardim Imperador, e celebrou os 80 anos de prática desta arte marcial em Suzano. Os representantes locais ganharam 31 medalhas individuais, nas 52 disputas por categoria, e nove medalhas por equipe, do total de 18 categorias que fizeram parte da programação do evento, que foi apoiada pela Prefeitura de Suzano. As famílias Ashiuchi e Ishi foram homenageadas pela relação com esta prática.

Os participantes foram cumprimentados pelo prefeito Pedro Ishi, pelo ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, praticantes da modalidade por mais de 20 anos, e pelos secretários municipais de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho; e de Meio Ambiente, André Chiang; além do presidente da Câmara, Artur Takayama. Também estiveram presentes na competição representantes da Confederação Brasileira de Kendô, Jhony Sugo, e da Federação Paulista de Kendô, Eduardo Kenji. A organização ficou por conta da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, com o diretor da modalidade Rodrigo Arakaki e o presidente da entidade Reinaldo Katsumata.

Do total de 31 medalhas conquistados, nove foram de ouro, nove de prata e 13 de bronze. Destas, 21 foram nas disputas individuais, com seis de ouro, sete de prata e oito de bronze. Os atletas da cidade ainda ganharam nove medalhas por equipes, sendo três de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Suzano foi representada por dois clubes, a Associação Cultural Esportiva Agrícola Suzano (Aceas) Fukuhaku, que fica na região sul da cidade, e o Bunkyo, situado no centro.

As medalhas de 1º lugar saíram nas categorias Infantil Masculino, com Gustavo Kenzo Morimoto (Fukuhaku); Juvenil Masculino, com Andrey Eiji Cardoso (Bunkyo); Aspirante 1º e 2º Dan Feminino, com Aline Kiyomi Nakao (Fukuhaku); Aspirante e 1º Dan Masculino, com Paulo Ishi (Bunkyo); 2º e 3º Dan Masculino, com Caique Yukio Ueda (Bunkyo); e Master Misto, com Ricardo Jungi Hayashi (Fukuhaku).

As medalhas de 2º lugar vieram nas categorias Iniciante Adulto, com Larissa Aparecida Machado da Silva (Fukuhaku); Mirim Feminino, com Maria Luiza Marques Mendes (Bunkyo); Infantil fFminino, com Hianna Ramirez da Silva (Bunkyo); Aspirante 1º e 2º Dan Feminino, com Grazieli Ayumi Hayashi (Fukuhaku); Aspirante e 1º Dan Masculino, com Christian Ricardo do Nascimento (Bunkyo); 2º e 3º Dan Masculino, com Humberto Yoshio Sato (Bunkyo); 4º Dan e acima Masculino, com Eduardo Silva de Lima (Bunkyo).

Jás as medalhas de 3º lugar, foram nas categorias Iniciante Mirim, Infantil e Juvenil, com Bento Manoel Leme Gomes (Bunkyo); Iniciante Adulto, com Michelle Sayuri Sato Elias (Fukuhaku); Mirim Masculino, com Alex Kouhei Katanosaka (Bunkyo); Infantil Masculino, com Davi Wernec Minagawa de Araújo (Fukuhaku); Juvenil Feminino, com Flávia Akemi Gunji (Fukuhaku) e Mariana Kaori Gunji (Fukuhaku); Juvenil Masculino, com Filipe Daniel Marques Mendes (Bunkyo) e Renato Hideki Gunji (Fukuhaku).

Por equipes, a cidade ficou em 1º lugar na equipe mista 1 na categorias Infantil, com Gustavo Morimoto (Fukuhaku) e Hianna Silva (Bunkyo). Outros dois títulos vieram com equipe do Fukuhaku, na categoria Juvenil; e com a equipe do Bunkyo na categoria 3º Dan e acima. Nessa modalidade de disputa, os atletas do município ficaram com o 2º lugar, na categoria Mirim e na categoria Juvenil, com a equipe do Bunkyo.

Ainda neste formato, a cidade ficou com o 3º lugar com a equipe mista 2 da categoria Mirim, por meio do atleta Vitor Takara (Fukuhaku); com a equipe “Suzano B”, na categorias Aspirante, 1º e 2º Dan; e com as equipes Bunkyo e Fukuhaku na categoria 3º Dan e acima.

Alguns atletas também foram reconhecidos pelo destaque na competição, mesmo sem ter ganhado medalhas. Este prêmio, chamado de “Honra ao Mérito”, foram concedidos a seis atletas suzanenses: Gustavo Barbosa, da categoria Iniciante Adulto (Bunkyo); Arthur Marcelino da Costa, da categoria Mirim Masculino; Caleb Soares Lima (Bunkyo), da categoria Mirim Masculino; Ana Luiza Carneiro do Nascimento (Fukuhaku), na categoria Juvenil Feminino; Sidharta Nakamura Junior (Bunkyo), na categoria 2º e 3º Dan Masculino; e Juliana de Paula Eduardo (Bunkyo), na categoria 3º Dan e acima Feminino.

Nardinho afirmou que Suzano mostrou porque o kendô é uma prática tão tradicional na cidade. “Tivemos um grande destaque nesta competição tão importante, porque esta arte marcial faz parte da nossa identidade e temos um treinamento de alto nível nas associações que preparam os atletas. Parabenizamos todos que participaram das disputadas e enaltecemos a organização do torneio, que contou com o apoio da administração municipal”, declarou o titular da pasta.

O prefeito falou da relação que o kendô tem com as famílias e sua importância para a formação das crianças. “Foi uma honra prestigiar tantos atletas e mestres que mantêm viva essa tradição com tanta disciplina e paixão. Deixo meu reconhecimento aos grandes nomes que nos representaram no evento. A minha e outras tantas famílias foram inspiradas pelos valores que o kendô ensina no dia a dia. Esse torneio celebrou a prática da arte marcial em nossa cidade em grande estilo”, disse o chefe do Poder Executivo municipal.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Dor de cabeça: quando o sintoma comum pode indicar algo mais sério

A dor de cabeça é uma condição multifatorial que afeta cerca de 140 milhões de…

5 horas ago

Projeto de conciliação educacional de Itaquá recebe prêmio nacional em Brasília

O projeto “De pequeno é que se aprende a conciliar”, fruto de uma parceria entre…

5 horas ago

Itaquá entrega uniformes para escolinhas noturnas de futsal

A Secretaria de Esporte de Itaquaquecetuba entregou 450 kits de uniforme aos atletas das escolinhas…

5 horas ago

‘Circuito Sesc de Artes’ reúne 3,9 mil pessoas no Parque Max Feffer

O Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, recebeu no último domingo (18/05) o “Circuito…

5 horas ago

Transporte conscientiza motoristas sobre respeito à faixa de pedestre em ação no centro

A Secretaria Municipal de Transporte Mobilidade Urbana esteve presente na Praça dos Expedicionários, no centro,…

5 horas ago

Agora é lei: corridas de rua em Suzano deverão ter pontos de hidratação

Entrou em vigor em Suzano a lei 5.649/2025, que dispõe sobre a instalação de pontos…

5 horas ago