A Prefeitura de Suzano vem promovendo uma série de ações voltadas ao acolhimento e assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde 2017. Entre os destaques está a construção do Centro de Apoio à Criança com Deficiência, em andamento no Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, que promete revolucionar o atendimento especializado no município.
O equipamento será uma referência no atendimento às crianças com TEA, trabalhando o apoio a elas sob diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, com ênfase na habilitação e reabilitação de funcionalidades visando à ampliação da capacidade de independência e autonomia da criança, de acordo com o plano educacional individualizado.
No contexto educacional, estão previstas atividades relacionadas à estimulação precoce; a ações no Modelo Denver de Intervenção Precoce (ESDM), para crianças com TEA, por meio das técnicas que visam a interação social; ao atendimento em braile para crianças com cegueira; à oferta de oficinas e à cozinha experimental.
“A iniciativa reafirma nosso compromisso com a inclusão e o atendimento humanizado às nossas crianças”, destacou a secretária municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães. “Esse espaço permitirá que as crianças com TEA tenham suporte completo, potencializando suas capacidades e promovendo uma verdadeira inclusão social”, completou.
Ainda na área da Educação, o município tem ampliado significativamente o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que passou de 284 alunos atendidos em 2017 para mais de mil atualmente, sendo 950 deles com TEA.
Em paralelo, na área de Assistência Social, desde dezembro de 2022, a administração municipal já emitiu 1.150 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), um documento essencial para garantir atendimento prioritário e mais acolhedor nos serviços públicos e privados. “Estamos promovendo um atendimento integrado e especializado, garantindo dignidade e respeito às famílias”, afirmou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo.
Outro marco importante foi o reconhecimento no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, onde Suzano recebeu uma menção honrosa pelo projeto “Articulação da Raps para o cuidado das crianças com TEA: uma construção coletiva em Suzano/SP”. “Foi um reconhecimento importante que destaca o compromisso de Suzano com a saúde e o bem-estar das crianças com TEA”, pontuou o secretário de Saúde, Diego Ferreira.
O prefeito Pedro Ishi enalteceu as ações realizadas na cidade e ressaltou que a cidade seguirá provendo ações cada vez maiores para esse público. “Essas ações são fruto de um trabalho integrado e dedicado, focado em promover qualidade de vida às pessoas com TEA e suas famílias. Vamos continuar atuando para que possamos prestar um serviço cada vez mais qualificado para esses moradores, que podem contar sempre com a Prefeitura de Suzano”, concluiu o chefe do Poder Executivo municipal.