Divulgação
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, participa do workshop “GIS –Governo Municipal”, promovido pela Imagem, distribuidora oficial da Esri no Brasil, empresa líder mundial em Sistemas de Informações Geográficas. Durante o encontro online, previsto para quinta-feira (12/05), a pasta deve apresentar o portal de geoprocessamento de informações “GeoSuzano”. A ferramenta, que pode ser acessada pelo site oficial www.suzano.sp.gov.br, garante mais transparência e agilidade aos usuários na busca de dados georreferenciados no município.
O evento é voltado a gestores municipais e deve apresentar experiências exitosas de quatro municípios a partir da utilização do software ArcGIS, especializado em gerenciar e georreferenciar informações, compartilhar e analisar dados espaciais. Além de Suzano, também deverão participar as prefeituras de Barra Mansa (RJ), trazendo a experiência da secretaria de Meio Ambiente; Mogi Mirim (SP), que deverá abordar o uso do software na construção de portal de dados; e Varginha (MG), que utiliza a plataforma para a fiscalização da Dengue e análise de ocorrências municipais. Outro tópico abordado no workshop será a aplicabilidade da Inteligência Artificial à gestão territorial, tema explanado pela equipe da distribuidora Image.
A apresentação do “GeoSuzano” ficará a cargo da diretora de Planejamento Territorial, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho, e do engenheiro Gabriel Miranda, que compõem o Departamento de Geotecnologia da Prefeitura de Suzano. A dupla deverá pontuar como a utilização do software tem auxiliado nos trabalhos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, pasta liderada pelo arquiteto Elvis Vieira. O portal tem atuado diretamente na desburocratização de processos, com a emissão gratuita da Certidão de Uso e Ocupação do Solo e outros serviços que visam agilizar as etapas de implantação de novos negócios na cidade.
“O ‘GeoSuzano’ é um projeto relativamente recente, com menos de um ano, mas que se destaca como experiência exitosa, sendo um modelo que pode ser adotado como referência para outros municípios que desejam evoluir nesse setor. Ficamos felizes em poder participar do workshop, contribuindo e conhecendo outros projetos importantes que têm sido desenvolvidos Brasil afora”, completou.
Ao longo dos últimos meses, a ferramenta suzanense ganhou novas funcionalidades, sendo os novos meios para a emissão da Certidão de Uso e Ocupação do Solo e a reestruturação do documento automatizado os principais serviços de destaque na plataforma. Tal facilidade garante mais rapidez nas etapas de implantação de novos negócios em Suzano, sobretudo no processo de consulta de viabilidade, indispensável aos corretores de imóveis na hora de negociar a melhor localização para o cliente.
O portal “GeoSuzano” permite a consulta de viabilidade pelo código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e de ocupação pelo número de cadastro no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), assegurando a geração de certidões automatizadas e gratuitas. Outro meio de consulta se dá por ponto no mapa, que identifica de forma precisa um local onde o interessado conseguirá obter mais informações. A consulta também pode ocorrer por meio do desenho de um polígono. Nesta modalidade, o requerente poderá desenhar sobre o mapa a área de onde quer obter dados.
Com o objetivo de intensificar as atividades de acolhimento aos pacientes, o Hospital Santana, da…
O vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, participou no sábado (26) da inauguração…
No mês de conscientização sobre o autismo, com o movimento Abril Azul, o Imot, de…
Os contribuintes de Itaquaquecetuba que possuem impostos, taxas, multas e outros débitos em atraso têm…
O Suzano Skate Park, localizado no interior do Parque Municipal Max Feffer, foi o centro…
O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, tomou posse nesta segunda-feira (28/04), no Paço Municipal Prefeito…