A Prefeitura de Suzano deu início às reuniões preparatórias da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que discutirá, com a participação da população e dos profissionais da área, os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS) no município para os próximos anos. Serão realizados 30 encontros pela cidade até outubro, quando acontecerá a plenária final.
Devido à pandemia da Covid-19, as reuniões prévias serão divididas em âmbitos locais e regionais, para evitar aglomerações. Na escala local, serão 27 encontros ao longo das próximas semanas nas unidades de Atenção Básica, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Entrelaços e no Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). Em cada uma delas, serão eleitos representantes para levar as pautas discutidas ao passo seguinte, nos encontros distritais, divididos entre as regiões de Palmeiras, Boa Vista e Central.
A primeira destas reuniões locais que antecedem a conferência aconteceu na última sexta-feira (13/08), na Unidade de Saúde da Família (USF) Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis. Na ocasião, os presentes discutiram sobre os desafios enfrentados pela Saúde suzanense no contexto de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e os caminhos para a construção do Plano Municipal de Saúde, previsto para definir a atuação do setor entre o próximo ano e 2025. O diálogo contou com a participação de servidores municipais, gestores, usuários do SUS e representantes do Conselho Municipal de Saúde.
Para tratar das melhorias para o serviço, foram considerados os eixos de Atenção Básica, Gestão, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Média Complexidade. Em cada setor, serão eleitas propostas para melhorias do SUS para o município. A plenária final da conferência está prevista para acontecer no dia 8 de outubro, quando representantes das três regiões da cidade irão debater e legitimar as propostas que subsidiarão o Plano Municipal de Saúde 2022-2025.
O titular da pasta, Pedro Ishi, destacou que a participação ativa da população é extremamente importante neste processo, que definirá o futuro do serviço. “A conferência leva em consideração a realidade das comunidades e propõe uma construção conjunta entre gestores, profissionais e a população em geral. Os usuários do SUS interessados em participar devem se dirigir aos gerentes das unidades de Atenção Básica e checarem se há vagas disponíveis para contribuir com as discussões. Este é um momento importante inclusive em termos de avaliação da situação da saúde pública em Suzano”, concluiu.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…