Diagnóstico deve garantir estratégias que visam mais qualidade de vida à população; encontro entre o professor Andreas Matzarakis e prefeito Rodrigo Ashiuchi ocorreu nesta segunda-feira (17/10)
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação recebeu nesta segunda-feira (17/10) a visita do professor Andreas Matzarakis, da Universidade de Freiburg, na Alemanha. O profissional, responsável pelo Centro de Pesquisa em Biometeorologia Humana / Serviço Meteorológico Alemão (Research Centre Human Biometeorology/German Meteorological Service), esteve acompanhado pela professora Loyde Vieira de Abreu-Harbich, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a fim de auxiliar a equipe suzanense com um diagnóstico referente ao controle de incomodidade na cidade, atuando em ilhas de calor e na redução de ruídos.
A dupla esteve junto ao chefe da pasta, Elvis Vieira, em reunião com o prefeito Rodrigo Ashiuchi e visitou pontos de interesse para o estudo no município. A agenda também foi acompanhada por uma comitiva técnica formada pela diretora de Planejamento Territorial de Suzano e professora da faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Mackenzie, Eliene Corrêa Rodrigues Coelho; pelo coordenador do Departamento de Geotecnologias Aplicadas, Márcio Martins; pela diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo, e pelo engenheiro ambiental Eric Caravaggio; além do diretor de Cultura, Amaury Rodrigues, e da coordenadora de projetos especiais, Katherine Hajdu.
Na oportunidade, o grupo apresentou as principais características de Suzano e da região metropolitana de São Paulo, destacando fatores urbanísticos e a importância ambiental da cidade, que tem 70% do território localizado em área de preservação. A comitiva também reforçou os avanços legislativos quanto à atualização do arcabouço legal referente ao planejamento urbano do município, o que dá ensejo aos próximos passos para a garantia de mais qualidade de vida à população.
Entre as novidades estimadas pela pasta está a elaboração de um diagnóstico referente ao controle de incomodidade na cidade, atuando em ilhas de calor e na redução de ruídos. Para isso, o intuito será trabalhar em parceria com os laboratórios de Conforto Ambiental e de Geotecnologias, vinculados à faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, a partir da coleta de dados em áreas na região central.
De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a atividade representa mais um grande legado da gestão. “O objetivo é seguir nos pautando pelo desenvolvimento sustentável, pensando no futuro que queremos deixar para a cidade de nossos filhos e netos. A questão climática é uma preocupação que não podemos fechar os olhos e, justamente enxergando o potencial de crescimento de Suzano, precisamos planejar e estudar estratégias para um desenvolvimento que mantenha a harmonia entre a convivência humana e o meio ambiente”, disse.
O secretário Elvis Vieira também reforçou o compromisso da pasta e a importância da participação popular. “Vivemos um momento de sensíveis transformações no planeta e a atenção ao desenvolvimento sustentável deve partir dos governos e também da conscientização de cada cidadão sobre o tema. Pequenas mudanças de hábitos e a reestruturação do município, de modo a garantir acesso e uma cidade mais gentil e humana, é o caminho para esse equilíbrio que buscamos entre crescimento e qualidade de vida”, comentou.
from Suzano https://ift.tt/Hjk6BEP
via IFTTT
Durante a sessão ordinária realizada na noite desta quarta-feira (16), os vereadores da Câmara de…
A partir desta segunda-feira e até o próximo domingo, de 21 a 27 de abril,…
O “Festival Arte e Amor” chega ao Suzano Shopping para uma temporada com exposição de…
Os trabalhos de recuperação do gramado do estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, foram…
O Semae Mogi das Cruzes recebeu, nesta quinta-feira (17/04), a visita de 21 alunos da…
O Governo de São Paulo anunciou nesta semana, por meio do Programa Casa Paulista, um…