Suzano

Suzano ultrapassa marca de 5 mil árvores plantadas em um ano

Suzano ultrapassou a marca de 5 mil árvores plantadas em um ano. O número foi alcançado com a implementação dos projetos “Replantar” e “Árvore FamiliAR”, lançados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no mês passado, que integraram o conjunto de ações desenvolvidas pela pasta, por meio do Viveiro Municipal Tomoe Uemura.

O projeto “Replantar” chegou trazendo novas mudas de ipê para a Praça João Pessoa, na região central, e reforçará as ações de sustentabilidade e preservação da vegetação urbana com o replantio de mudas de árvores adequadas a cada espaço. Já o primeiro mutirão de plantio do projeto “Árvore FamiliAR” resultou no cultivo de mudas no Parque Municipal Max Feffer, no bairro Jardim Imperador, reunindo 22 famílias que tiveram a oportunidade de aprender sobre os cuidados necessários para o crescimento saudável das espécies.

Outra medida que favoreceu o plantio foi efetuada por intermédio do “Disk Árvore”, projeto do Viveiro Municipal para atuar junto à população para incentivar ações de rearborização. Os moradores podem solicitar a visita de uma equipe em sua residência para analisar o local e realizar o plantio de uma muda adequada. São considerados fatores como o tipo de solo, as condições para o crescimento da árvore e o ambiente circundante, incluindo a presença de fiação elétrica nas ruas e a profundidade possível para as raízes da planta.

Além disso, há ainda o programa “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore”, criado pela Lei nº 5.341/2022 e idealizada pelo Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt. Para participar do programa é necessário entrar em contato com o viveiro no prazo de até 90 dias após o nascimento da criança. O plantio da árvore será realizado em um local escolhido, dando preferência a áreas públicas urbanas, sempre em conformidade com a legislação vigente.

As iniciativas não apenas estão contribuindo para o embelezamento dos espaços urbanos, mas também têm contribuído para a melhoria da qualidade do ar e a preservação da fauna e flora locais, além de proporcionar sombra e bem-estar para os cidadãos e reduzindo as ilhas de calor. O plantio de árvores nativas da Mata Atlântica está diretamente ligada à restauração ecológica da região, que inclui uma variedade de espécies, como frutíferas, quaresmeiras, ipês e manacás-da-serra.

O secretário André Chiang reforçou que as ações têm surtido os efeitos desejados com a marca expressiva de mais de 5 mil árvores plantadas em um ano. “Nossa intenção é fortalecer a biodiversidade e a sustentabilidade ambiental da região. Este investimento na arborização urbana trará melhora na qualidade do ar, reduzindo o calor na área urbana, fornecendo abrigo para a fauna e criando ambientes mais agradáveis para os moradores”, declarou Chiang.

Já o prefeito Pedro Ishi ressaltou a importância da arborização em Suzano. “O plantio não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também é uma maneira de homenagear a história e a reputação da cidade. Ao colaborar com a rearborização, Suzano não só fortalece sua identidade como ‘Cidade das Flores’, mas também promove um ambiente mais saudável e sustentável para seus moradores e visitantes”, finalizou o chefe do Poder Executivo municipal.

“Árvore FamiliAR”

A proposta do “Árvore FamiliAR” é convidar as pessoas para participar de um mutirão de plantio de árvores, que é realizado mensalmente no Parque Municipal Max Feffer. O projeto tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da preservação ambiental e oferecer uma oportunidade para as famílias interagirem e cuidarem da natureza de forma prática e educativa.

A programação aponta que, uma vez por mês, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura promoverá o mutirão, oferecendo todo o suporte necessário para que os participantes possam plantar, regar e acompanhar o crescimento da árvore ao longo do tempo. A ideia é que os suzanenses se sintam mais conectados à natureza e adquiram o hábito de cuidar do ambiente ao seu redor, criando laços de responsabilidade e pertencimento.

Na primeira edição foram plantadas 60 mudas entre espécies nativas como ipê-amarelo, ipê-roxo e ipê-branco. Já o próximo mutirão está previsto para ocorrer em abril e as famílias interessadas já podem entrar em contato com o Viveiro Municipal para realizar a inscrição e garantir a participação na atividade.

O Viveiro Municipal Tomoe Uemura está localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, sendo acessível diariamente das 8 às 17 horas. O telefone do espaço é o por meio do telefone (11) 4749-3943.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Atletas de Guararema são convocados para a Seleção Brasileira de Caiaque Polo

Vinculados à Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade…

21 horas ago

Com sucessos do pagode nacional, Belo marca abertura do ‘Suzano Music Festival’

Após semanas de expectativa, na noite desta quarta-feira (02/04), teve início o "Suzano Music Festival",…

21 horas ago

Páscoa do Suzano Shopping terá chegada festiva do Coelhinho, personalização de ovos de chocolate e muita diversão para as crianças

A Páscoa vai ser muito mais doce e divertida no Suzano Shopping. A partir deste…

21 horas ago

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado em Mogi no Jardim Universo e três outros bairros nas imediações

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e…

21 horas ago

Segunda edição do mutirão Cadastro Único Vai Até Você será neste sábado no Jardim Piatã

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover neste sábado (05/04) o segundo mutirão Cadastro…

21 horas ago

Ação “Leitura em Rede” mobiliza escolas e creches em Mogi

Escolas e creches da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (02/04) da Ação “Leitura…

21 horas ago