A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana está realizando, ao longo deste mês de janeiro, vistorias na frota de ônibus e vans escolares que atendem aos alunos das redes de ensino público e privado de Suzano. Os procedimentos buscam averiguar as boas condições de circulação dos veículos que conduzem aproximadamente 20 mil crianças e adolescentes das diferentes localidades do município. A expectativa da pasta é receber cerca de 380 operadores do serviço.
O trabalho contempla, primeiramente, a análise da documentação das vans e ônibus, dos motoristas e dos monitores. Depois, são verificadas as condições gerais dos veículos, incluindo a checagem do sistema de frenagem e funcionamento do motor, além da avaliação do estado de conservação de pneus, luzes, assentos, tacógrafo e demais itens de segurança. As atividades estão sendo realizadas na própria sede da pasta, situada na rua José Correa Gonçalves, 152, na Vila São Jorge, com a participação de sete profissionais, entre segunda e sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Esse tipo de vistoria é realizada de maneira regular pela administração municipal, sempre antes do início de cada semestre, justamente para garantir a segurança de todos que precisam se deslocar para as unidades de ensino situadas em Suzano. Em virtude das férias escolares, a ação pode ser conduzida de forma diária pelo menor índice de demanda no transporte de alunos. Portanto, a regulamentação não interfere no dia a dia dos estudantes no período letivo.
Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, frisou que as vistorias são fundamentais para a preservação das condições de tráfego e a segurança de todos os alunos que são conduzidos pelos veículos escolares. “A cada semestre, no período em que os estudantes estão de férias, nós desenvolvemos esse trabalho, para zelar pela qualidade do transporte. Buscamos realizar os procedimentos que devem ser feitos para cumprir as exigências relacionadas ao serviço, incluindo a autorização dos profissionais e o bom estado dos veículos”, declarou Galo.