Suzano

Tratoristas da prefeitura passam por capacitação para operação de maquinário

Operadores de máquinas agrícolas das secretarias de Manutenção e Serviços Urbanos e da de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, por meio do Departamento de Agricultura, participaram nesta semana do curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para Máquinas Agrícolas. A iniciativa ocorreu entre segunda e sexta-feira (10 a 14/10), das 7 às 16 horas, e foi organizada pela Prefeitura de Suzano em parceria com o Sindicato Rural de Suzano e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No total, 15 pessoas estiveram presentes no treinamento.

Durante o curso, que ocorreu na garagem da pasta de Manutenção e Serviços Urbanos, os inscritos receberam todo um preparo teórico para a operação de tratores agrícolas mais modernos, entretanto, além deste conteúdo, o grupo pôde colocar em prática o que foi ensinado durante essa semana em um veículo de verdade, que pertence à prefeitura. Uma vez no veículo eles puderam manusear todo o sistema relacionado ao motor e aos equipamentos acoplados ao trator, sempre sob a supervisão do instrutor Ronaldo da Silva Ciati.

Este foi o primeiro curso voltado para a operação de veículos pesados, que desta vez teve como foco a utilização do trator agrícola. “Há tempos queríamos fazer esse curso de capacitação e atualização para os usos dessas máquinas. Nesta primeira turma focamos no trator agrícola, mas para o ano que vem estamos prevendo a criação de mais dois treinamentos para os nossos servidores”, destacou o titular da pasta, Samuel de Oliveira.

Outro fator que contribui para a realização do curso é a aquisição de tratores que são repassados por meio do programa Patrulha Agrícola, do governo estadual. “Estamos para receber estes tratores que poderão ser operados somente por pessoas habilitadas pela prefeitura por meio deste curso, por isso a necessidade de promovermos essa capacitação para os tratoristas”, detalhou o diretor do Departamento de Agricultura, Minoru Harada.

Já para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a promoção da capacitação veio em um bom momento e vai contribuir para uma melhor eficiência do uso deste tipo de máquina. “Este maquinário mais moderno evolui tão rápido quanto outros aparelhos ou até mesmo os demais veículos que vemos rodando por todo o Brasil. Antigamente esses tratores eram completamente mecânicos e pesados, mas agora muitos deles são operados com a ajuda de softwares de computador e telas sensíveis ao toque, como um celular, por exemplo”, finalizou o chefe do Executivo suzanense.

 

Crédito das fotos: Andreza Rodrigues/Secop Suzano

Redação on-line

Recent Posts

Altar de São Benedito pode ser visitado no hall da Prefeitura de Mogi

O exemplo de caridade, humildade e amor ao próximo de São Benedito foi destacado nesta…

8 horas ago

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Esporte de Mogi das Cruzes

As ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) nos primeiros…

8 horas ago

Fundo Social inicia troca solidária de ingressos para semifinal do Suzano Vôlei

As atenções do vôlei brasileiro estão voltadas para as semifinais da Superliga Masculina e o…

8 horas ago

Cultura terá ‘Casarão Autoral’ para apresentações de músicos nesta sexta-feira

O Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271 - Centro) recebe nesta sexta-feira (25/04)…

8 horas ago

Suzano alcança 820 atendimentos com Central de Interpretação de Libras

No dia em que se comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras),…

8 horas ago

‘Projeto SER’ para PCDs marca troca de experiências com município de São Carlos

A mais recente edição do “Projeto SER - Suzano Educa e Respeita” para Pessoas com…

8 horas ago