Divulgação
A ESF – Estratégia Saúde da Família Vila Nova União iniciou nesta segunda-feira (16/05) os atendimentos e cadastramentos das famílias. A inauguração da nova unidade foi realizada no último sábado (16) com a presença da comunidade, autoridades e convidados. Logo após a abertura, o público pode realizar diversos serviços gratuitos de saúde. No total, foram 72 procedimentos diversos como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e Auriculoterapia
“Mogi ganhou mais uma unidade da Estratégia Saúde da Família, na Vila Nova União, a segunda unidade de saúde entregue pela Prefeitura em menos de uma semana. O novo serviço garantirá maior atenção à população local, além de promover serviços e acompanhamentos que permitirão prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida na região”, destacou o prefeito Caio Cunha.
O secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior, destacou a importância do novo serviço para a Rede Básica de Saúde. “O novo posto chega para somar com as demais unidades e complementar um amplo trabalho de reestruturação que está em andamento na cidade”, pontuou.
A ESF Nova União foi implantada com objetivo de ampliar a atenção médica, desenvolver ações de prevenção às doenças e promover práticas saudáveis para moradores da Vila Nova União e também do Conjunto Cocuera. Terá capacidade para atender até 4,6 mil pessoas, sendo que cerca de 1,5 mil já foram cadastradas. O investimento foi de R$ 1.962.600,82.
A equipe prevista é composta por 17 profissionais, sendo dois médicos, um enfermeiro, dois dentistas, dois técnico de saúde bucal, sete agentes comunitários de saúde, três técnicos de enfermagem, um técnico de farmácia e dois auxiliares administrativos. E o atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Patrono
A nova unidade leva o nome do médico Francisco Miguel Cury, falecido em 2019. O patrono nasceu em São Paulo, em 5 de junho de 1943, e mudou-se na década de 1970 para Mogi das Cruzes para estudar Medicina na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), tendo se especializado nas áreas de Clínica Geral, Dermatologia, Medicina do Trabalho, Patologia Clínica, Saúde Pública e Medicina de Tráfego Aéreo e Terrestre. “Ficamos muito felizes com essa homenagem, sobretudo sendo uma unidade tão bonita e bem estruturada”, afirmou a viúva Laudelina Rosa Cury, acompanhada dos filhos Carlos Augusto e José Eduardo, além de amigos e demais familiares.
A Secretaria da Cultura de Itaquaquecetuba promoveu, nesta semana, mais uma edição do Sarau 60+,…
Itaquaquecetuba sediou a 1ª Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ promovida pela Secretaria da Mulher,…
O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba realizou, nesta semana, um encontro com as 40…
O Projovem de Itaquaquecetuba vai abrir, na próxima segunda-feira (28), inscrições de dez cursos profissionalizantes…
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba sediou, nesta semana, o Polo de Escuta do Plano…
A prefeita Mara Bertaiolli deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, eleitos…