Cada vez mais os smartphones estão presentes no cotidiano das pessoas e é quase inevitável não estar conectado a esta tecnologia. Mas o uso excessivo dos aparelhos pode causar danos à saúde, em especial, quando se trata do manuseio dos celulares. Rolar a tela e até mesmo digitar com muita frequência pode desencadear problemas nos tendões, músculos e ligamentos — e também danos à visão e à saúde mental das pessoas. O ortopedista especialista em mãos do Imot, Luiz Longuino, dá dicas e faz alerta importante: “É preciso estar atento aos sintomas, buscar ajuda e assim evitar maiores danos”.
Pesquisa realizada pela consultoria Data.ai com o relatório “State Of Mobile 2023” revela que o Brasil está entre os cinco países do mundo com maior tempo de uso diário de celular pela população. Em média, o brasileiro fica mais de 5 horas diante do aparelho.
Longuino sabe bem das consequências dessa alta exposição. Ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM) e tem título de Cirurgia de Mão pela Associação Médica Brasileira (AMB). O especialista do Imot explica que essa sobrecarga pode ocasionar problemas à saúde, entre eles, os relacionados às mãos.
“Uma das ocorrências é quando o paciente desenvolve a tenossinovite, que é uma inflamação da bainha que envolve os tendões”, detalha o médico. De acordo com o especialista do Imot, essa condição pode causar dor e edema em mãos, punhos e antebraços, e, como consequência, limitar a capacidade de movimentação, além de interferir nas atividades diárias.
O Imot possui tratamento específico que inclui atendimento em fisioterapia, exames precisos e acompanhamento com especialistas em mãos.
“A conscientização sobre posturas adequadas, a realização de pausas regulares e a prática de exercícios de alongamento são medidas essenciais para prevenir esses problemas. A intervenção precoce, com a procura do serviço ortopédico no início dos sintomas, e a educação sobre ergonomia são fundamentais para mitigar os riscos associados ao uso prolongado de tecnologia móvel”, destacou.
Dicas para evitar lesões
Algumas dicas do ortopedista do Imot são: prefira os aplicativos de celular no computador em vez de trabalhar com eles diretamente nos smartphones: reduza o tempo de exposição aos aparelhos e faça pausas.
Outra dica é melhorar a postura ao manusear os celulares ou computadores. Coloque a tela do computado na altura dos olhos, evite ficar com a cabeça baixa.
Fazer alongamentos para cervical, coluna e punhos também é importante.
Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da Imot Care, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.
O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.
A nova gestão do Fundo Social de Mogi das Cruzes segue recebendo os primeiros donativos…
O Mogi Shopping traz neste mês uma atração especial que promete uma experiência mágica e…
A prefeita Mara Bertaiolli realizou, nesta manhã de segunda-feira (20/01), uma vistoria nas quatro novas…
A prefeita Mara Bertaiolli esteve no Botujuru na manhã desta segunda-feira (20/01), para anunciar o…
A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou a 1ª Pré-Conferência dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e discutiu…
Nesta semana, Itaquaquecetuba tem 1.638 oportunidades pelo programa Itaquá Mais Emprego e serão realizadas 14…