A campanha de imunização contra a influenza (gripe) inicia nesta semana a segunda etapa de atendimento, que contempla os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. A aplicação da dose ocorre nas 24 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Para receber o imunizante basta o idoso apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e carteirinha de vacinação. Já os trabalhadores de saúde, se não imunizados no local de trabalho, deverão apresentar um comprovante do exercício efetivo da função.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a estimativa de idosos acima de 60 anos na cidade chega a 38.979, enquanto o público de trabalhadores da área é estimado na ordem de 6.648 pessoas. Os índices são considerados para o repasse de doses, conforme o grupo de vigilância epidemiológica (GVE) responsável pela região de Suzano. Segundo o chefe da pasta, Pedro Ishi, a vacinação da gripe contempla grupos prioritários mais vulneráveis à influenza.
“Iniciamos a campanha na semana passada com os idosos de 80 anos ou mais e agora avançamos com esse segundo grupo formado pelos munícipes maiores de 60 anos e pelos profissionais de Saúde. É importante destacar que a vacina contempla grupos previamente definidos, conforme diretrizes e calendário repassados pelo governo do Estado. A proteção a esses públicos representa mais uma segurança à população, uma vez que esses grupos são mais expostos ao vírus ou propensos a desenvolver a forma grave da doença”, alertou. O cronograma da campanha segue ao longo dos próximos meses, contemplando também as gestantes, puérperas, professores, agentes de segurança e outros grupos prioritários.
A etapa seguinte, para gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), começa em 5 de maio. No dia 9 do mesmo mês a campanha passa a contemplar também os povos indígenas, professores, pessoas com deficiência e comorbidades. Por fim, a partir de 16 de maio, são incluídos os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança, forças armadas, funcionários do sistema prisional, a população privada de liberdade e os adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde também recebeu nesta segunda-feira (04/04) uma nova atualização do informe técnico do governo do Estado para a aplicação da segunda dose adicional da vacina contra a Covid-19 nas pessoas com 60 anos ou mais, que já tomaram a dose anterior há quatro meses ou mais. O atendimento também ocorre em todos os 24 postos da cidade, das 8 às 15 horas, mediante a apresentação de documento de identidade e comprovante de imunização.
O programa Conduz, em parceria com a Cia Radiophônica, vai promover, no início do mês…
O grande mutirão de zeladoria que está atendendo o bairro do Botujuru segue em ritmo…
O vereador Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG, intermediou hoje (22) uma…
Com a secretária de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, o parlamentar tratou sobre o estudo…
Estão abertas as inscrições para 800 vagas de sete cursos e oficinas da Secretaria de…
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba vai realizar, a partir desta quinta-feira (23), uma…