Os moradores de Santa Isabel com mais de 68 anos poderão receber a vacina contra a Covid-19 no próximo sábado (03/04). A prefeitura estará aplicando as doses a partir das 9h, pelo sistema Drive Thru, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Francisco Souza ou presencialmente na UBS I Prefeito Ilário Dassiê.
As pessoas que irão tomar a 1ª dose precisam apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. Já para aqueles que serão imunizados com a 2ª dose, é necessário levar o RG, CPF, comprovante de endereço, cartão SUS e carteira de vacinação (com o registro da 1ª dose).
O Fundo Social de Solidariedade do município também estará colocando pontos de arrecadação de doações de alimentos, que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade.
“Com a pandemia, várias famílias foram afetadas e estão vivendo uma situação difícil. As doações serão muito importantes para garantirmos o alimento daqueles que precisam. Os moradores além de receber a vacina contra a Covid-19, também poderão ajudar o próximo”, conta o prefeito de Santa Isabel Dr. Carlos Chinchilla.
A campanha de vacinação continua avançando em Santa Isabel. Ao todo, 4.896 mil pessoas receberam a 1ª dose, sendo 1.050 profissionais da saúde e 3.846 idosos. Já em relação a 2ª dose, 1.324 mil moradores foram imunizados, sendo 622 profissionais da saúde e 702 idosos.
A administração municipal está intensificando as ações de combate à Covid-19, aumentando os plantões diários das equipes de fiscalização e dando orientações sobre os sintomas, métodos de prevenção e determinações da Fase Vermelha nos principais locais da cidade.
O município também abriu novos leitos para atendimento dos pacientes com Covid-19, mas a taxa de ocupação continua a mesma. Segundo a secretaria municipal de Saúde, no mês de março foram feitas 931 tomografias de Covid-19, o que representa um aumento de 86,2% em relação a média de 500 tomografias mensais.
“O aumento de mais de 86% na realização de exames de tomografia em pacientes suspeitos de Covid-19 representa uma conquista muito importante para o município. Com o diagnóstico certo, podemos fazer o tratamento adequado para tentarmos evitar que a doença evolua”, explica o prefeito.
A prefeitura reforça sobre a importância de adotar os métodos de prevenção ao novo coronavírus, como o uso de máscara, higienização das mãos com sabão e água ou álcool em gel e distanciamento social, evitando aglomerações desnecessárias. Em casos de sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).