Registro foi feito em Mogi das Cruzes, na manhã desta quarta-feira (2). Em nota, a SSP informou que as imagens serão analisadas para identificar os policiais envolvidos e um procedimento administrativo disciplinar será aberto. O ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Elizeu Lopes, disse que a participação de militares e policiais em atos e protestos é vedada pela lei. Van da Polícia Civil é flagrada balançando bandeira do Brasil ao passar por manifestação bolsonarista
Uma van da Polícia Civil foi flagrada balançando a bandeira do Brasil enquanto passava por um ato bolsonarista, na manhã desta quarta-feira (2), em Mogi das Cruzes.
O registro foi feito na Avenida Francisco Rodrigues Filho. Embora seja um símbolo nacional, a bandeira tem sido usada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O ato, que começou por volta das 9h em frente ao Tiro de Guerra, foi motivado pela derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela reeleição.
O grupo bolsonarista contestava o resultado das eleições e pediam por “intervenção federal”, o que é antidemocrático e vai contra a Constituição Federal.
Elizeu Lopes, ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, disse ao g1 que “a participação de militares e policiais em atos e protestos é vedada pela lei.” Segundo ele, “policiais militares e policiais civis não podem participar de manifestações públicas ou similares. Eles são forças de Estado, são pessoas que têm tarefas institucionais, que têm objetivo de zelar pela segurança de todos, sobretudo pela ordem democrática. E por uma razão simples, eles portam armas e eles não podem então, evidentemente, participar dessas atividades”.
Ele também afirmou que em hipótese alguma policiais podem participar de manifestações políticas. “Os policiais civis e militares são forças de Estado, de modo que sua participação política não encontra guarida na legislação e igualmente nas decisões do Supremo Tribunal Federal. Por esta razão, policias não podem participar, em hipótese alguma, de manifestação e manifestação política, sob pena de estarem ferindo o ordenamento, no caso dos militares, e ofendendo decisões do Supremo Tribunal Federal”, disse Lopes.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado disse que “a Polícia Civil esclarece que as imagens estão sendo analisadas para identificar os policiais envolvidos e apurar suas respectivas condutas por meio de procedimento administrativo disciplinar”.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…