A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na terça-feira, dia 23, foi abrilhantada com a presença da vereadora da cidade vizinha de Poá, Patrícia Bin de Sousa Sanches (PSDB), a Patrícia Bin. Durante a visita de cortesia à Casa, a parlamentar poaense permaneceu durante todos os trabalhos legislativos. Naturalmente, em nome dos demais colegas, o presidente do Legislativo, Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, deu boas-vindas e agradeceu a estadia da visitante. A hóspede veio a Ferraz a convite do vereador Roberto Antunes de Souza (Cidadania).
Aliás, como a atual composição da Câmara Municipal local não conta com nenhuma mulher, a presença de Patrícia Bin mesmo que de forma momentânea serviu para simbolizar o quanto é muito importante o Poder Legislativo ter uma representação feminina para assim demonstrar o mínimo de igualdade no exercício da vereança. Na prática, especialmente, a partir dos anos 80, em poucos mandatos pelo menos uma mulher assumiu uma das 17 cadeiras. Na última legislatura, por exemplo, a professora Roseli Aparecida Messias, a Rose Fitness teve essa honra.
Em contrapartida, em Poá, a atual formação da Casa registra além de Patrícia Bin, a presença da vereadora Jilmara Quirino dos Santos (Avante). Historicamente, ao contrário da de Ferraz de Vasconcelos, a Câmara Municipal da cidade vizinha costumava ter somente vereadores nos seus assentos. Já Patrícia Bin muito embora seja uma pessoa estreante na política, já que exerce o seu primeiro mandato eletivo, ela faz parte de uma família que possui a política no sangue, isto é, é filha da atual prefeita, Márcia Bin (PSDB) e do ex-prefeito, Francisco Pereira de Sousa, o Testinha.
No Legislativo poaense, a vereadora é a autora do projeto de lei que dispõe sobre a criação da Campanha de Combate à Intolerância e ao Preconceito, o chamado “Agosto Branco”. Por enquanto, a matéria espera ser colocada na ordem do dia para ser votada em dois turnos. A proposta visa promover a conscientização e alertar para o câncer de pulmão, que, no Brasil, apresenta uma alta taxa de mortalidade em homens e mulheres. Na terça-feira, o presidente da Câmara Municipal de Poá, Diogo Reis da Costa (PTB), o Diogo Pernoca, também visitou a Casa ferrazense.