O vice-prefeito Téo Cusatis se reuniu, nesta sexta-feira (31/01), com a coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo Cruz, e com a responsável técnica pela região Sudeste do Brasil, Sandra Cartaxo, para solicitar investimentos em programas e projetos na área odontológica em Mogi das Cruzes.
No encontro, foram apresentadas as principais pendências do município com o setor de saúde bucal e abordadas extensões de atendimentos na área, com novos cadastros de equipes.
“Também apresentamos o projeto Pró-Odonto, em parceira com CEOs, e colocamos nossa cidade à disposição para novas ações de Odontologia junto ao Ministério da Saúde”, informou Cusatis.
O acesso ao atendimento odontológico possui hoje uma das maiores filas de espera da cidade na Rede de Atenção Básica. “Com apenas um mês de gestão, conseguimos avançar, reduzindo a fila de espera de 6 mil para 5 mil municípes, mas ainda há muito a ser feito”, afirmou.
A redução da fila aconteceu graças às ações implantadas por meio da reestruturação do SIS – Sistema Integrado de Saúde e a otimização dos atendimentos. Desde segunda-feira (27/1), a Secretaria Municipal de Saúde adotou um novo modelo de atendimento às triagens, com a oferta de duas vagas por dia, reservadas nos últimos horários de cada dentista. Antes, as triagens aconteciam apenas a cada 15 dias, com o limite de 15 pacientes atendidos.
Outra novidade é a organização pela lógica de risco, priorizando pacientes com maior necessidade, como gestantes, hipertensos, idosos e crianças ou adolescentes com abcesso, cárie e problemas avançados de gengiva.
“Também estamos com um sistema de otimização das agendas, onde vagas de retorno para o dia seguinte que estiverem ociosas são transformadas em vagas para triagem de pacientes em espera”, informa a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi.
Atualmente, todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família, com exceção do Jardim Margarida e Taboão/Lambari, onde faltam espaços físicos, contam com atendimento odontológico.