A Coordenação de Controle de Zoonoses de Suzano realizou uma operação de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti na Vila Amorim e na Vila Mazza na última semana. A equipe esteve nos dois bairros entre os dias 29 de março e 8 de abril para localizar pontos de água parada e de possíveis criadouros do inseto e orientar a população, com o objetivo de evitar a transmissão de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Durante o período, o setor promoveu a nebulização nas vias públicas e visitou residências e estabelecimentos comerciais. A ação foi planejada após a notificação de três casos de dengue nesta região, de modo a evitar novos registros a partir da erradicação da presença de vetores adultos e de larvas do mosquito.
Os agentes municipais também distribuíram panfletos informativos sobre a transmissão das doenças e orientaram a população local a redobrar a atenção em pontos como calhas, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais que possam ser propícios ao surgimento do inseto.
Segundo a coordenadora Priscila Arap, o setor busca constantemente apoiar o cidadão a evitar a ocorrência de casos confirmados, principalmente em regiões onde já houve notificações. “Criamos métodos de combater o mosquito e a transmissão das doenças. Por isso, atuamos sempre para orientar os munícipes de forma mais adequada, dando segurança nesse sentido”, disse.
Para ela, a participação da população pode ser decisiva no combate ao transmissor. “Visitamos as casas para verificar e remover focos de água parada, mas é preciso reforçar a conscientização com o munícipe, para que essa atenção seja constante. Ensinar o que deve ser feito e mostrar o que é uma larva ou um potencial criadouro são maneiras cruciais para se evitar a proliferação do mosquito”, afirmou.