O Parque Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo recebeu visitas escolares que totalizaram, somente esta semana, 224 alunos e 34 professores de unidades de ensino que participaram dos Jogos Escolares da Sustentabilidade (JES). Os jogos foram realizados pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente durante o mês de julho, mobilizando no total 27 escolas e 3,2 mil estudantes em atividades semanais colaborativas. Todas as escolas que participaram dos jogos farão visitas ao parque.
Além dos alunos que participaram dos jogos, o parque recebeu na quinta-feira (7/10) duas turmas da Escola Municipal Vereadora Astréa Barral Nébias – uma no período da manhã e outra, à tarde. Os alunos integram o projeto Jundiapeba Recicla, realizado por participantes do Curso de Educadores Ambientais Locais, e também comemoraram o Dia das Criança durante a visita ao parque. Também houve uma visita do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Devir, de Suzano, com um total de 31 pessoas.
Durante a visita, técnicos da secretaria dão explicações sobre o ecossistema do local, que possui fauna e flora ricas, além de nascentes de água. O objetivo é oferecer informações de educação ambiental aos visitantes, além de estimular conceitos como preservação e interação com a natureza. A Secretaria do Verde desenvolve um trabalho educativo permanente com o programa de visitas, divulgando dados e conceitos que façam as pessoas refletirem sobre temas como a preservação dos ecossistemas e, especificamente, a riqueza natural existente no Parque Municipal.
O Parque Municipal é um patrimônio da cidade e muitas pessoas possuem uma relação afetiva e histórica com o local. As visitas monitoradas permitem resgatar estas lembranças e, ao mesmo tempo, mostrar às pessoas a nova realidade do espaço, em que a preservação é fundamental. De reserva aberta ao público nas décadas de 70 e 80, o parque tornou-se uma unidade de preservação permanente.
Em 2009, foi reconhecida formalmente como unidade de preservação ambiental por parte do Governo do Estado e do Ministério do Meio Ambiente e passou a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). O reconhecimento, além de garantir a preservação do parque, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região.
Além do Parque Municipal, os mogianos também podem fazer inscrições para visitas monitoradas ao Núcleo Ambiental Ilha Marabá e ao Viveiro Municipal, que fica no Parque Leon Feffer. As visitas ocorrem em grupos reduzidos. O agendamento também pode ser feito pelo telefone 4798-5959 ou pelo e-mail svma@mogidascruzes.sp.gov.br.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…