Câmara dos Deputados Federais

Votos em branco e nulos são descartados e não beneficiam ninguém

No Brasil, o voto é obrigatório. No entanto, o eleitor é livre para não escolher candidato algum. O cidadão é obrigado a comparecer às urnas, mas pode optar por votar em branco ou anular o voto se não se identificar com nenhum candidato.

Os votos brancos e nulos são descartados na apuração do resultado das eleições. Apenas os votos válidos são contabilizados para identificar os candidatos eleitos. E mesmo se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição não será anulada, conforme destaca Anna Paula Oliveira Mendes, professora de Direito Eleitoral.

“Votos brancos e nulos não têm nenhuma influência no resultado eleitoral. Não existe nenhuma possibilidade de os votos brancos e nulos serem, por exemplo, maiores do que o número de votos válidos e por isso o resultado da eleição ser anulado”, afirma.

No caso das eleições presidenciais, está na própria Constituição que será eleito presidente o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos, excluídos os brancos e os nulos.

Na prática, votos brancos e nulos apresentam a mesma função – em geral, expressar insatisfação com os candidatos ou o sistema ou o quadro político de forma geral. A única diferença está na forma como o eleitor prefere invalidar seu voto, como ressalta a professora Anna Paula Mendes.

“Quando ele quer votar branco ele aperta ‘branco’ na urna eletrônica, e para votar nulo é só ele apertar uma sequência numérica que não corresponde a nenhum candidato ou partido, como 000, por exemplo”, explica.

Há quem pense que os votos brancos vão para os partidos, porém isso não ocorre. Votos brancos e nulos são considerados apenas para fins estatísticos. A única consequência que podem trazer é a diminuição da quantidade de votos que um candidato precisa para ser eleito, pois só os votos válidos serão computados.
Votos brancos e nulos refletem nas fórmulas do Quociente Eleitoral (QE) e Quociente Partidário (QP), utilizadas para contabilizar o resultado das eleições proporcionais para o Legislativo, mas sem que isso favoreça nenhuma candidatura.

 

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Atletas de Guararema são convocados para a Seleção Brasileira de Caiaque Polo

Vinculados à Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade…

21 horas ago

Com sucessos do pagode nacional, Belo marca abertura do ‘Suzano Music Festival’

Após semanas de expectativa, na noite desta quarta-feira (02/04), teve início o "Suzano Music Festival",…

21 horas ago

Páscoa do Suzano Shopping terá chegada festiva do Coelhinho, personalização de ovos de chocolate e muita diversão para as crianças

A Páscoa vai ser muito mais doce e divertida no Suzano Shopping. A partir deste…

21 horas ago

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado em Mogi no Jardim Universo e três outros bairros nas imediações

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e…

21 horas ago

Segunda edição do mutirão Cadastro Único Vai Até Você será neste sábado no Jardim Piatã

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover neste sábado (05/04) o segundo mutirão Cadastro…

21 horas ago

Ação “Leitura em Rede” mobiliza escolas e creches em Mogi

Escolas e creches da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (02/04) da Ação “Leitura…

21 horas ago