Câmara dos Deputados Federais

Votos em branco e nulos são descartados e não beneficiam ninguém

No Brasil, o voto é obrigatório. No entanto, o eleitor é livre para não escolher candidato algum. O cidadão é obrigado a comparecer às urnas, mas pode optar por votar em branco ou anular o voto se não se identificar com nenhum candidato.

Os votos brancos e nulos são descartados na apuração do resultado das eleições. Apenas os votos válidos são contabilizados para identificar os candidatos eleitos. E mesmo se mais de 50% dos eleitores anularem o voto, a eleição não será anulada, conforme destaca Anna Paula Oliveira Mendes, professora de Direito Eleitoral.

“Votos brancos e nulos não têm nenhuma influência no resultado eleitoral. Não existe nenhuma possibilidade de os votos brancos e nulos serem, por exemplo, maiores do que o número de votos válidos e por isso o resultado da eleição ser anulado”, afirma.

No caso das eleições presidenciais, está na própria Constituição que será eleito presidente o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos, excluídos os brancos e os nulos.

Na prática, votos brancos e nulos apresentam a mesma função – em geral, expressar insatisfação com os candidatos ou o sistema ou o quadro político de forma geral. A única diferença está na forma como o eleitor prefere invalidar seu voto, como ressalta a professora Anna Paula Mendes.

“Quando ele quer votar branco ele aperta ‘branco’ na urna eletrônica, e para votar nulo é só ele apertar uma sequência numérica que não corresponde a nenhum candidato ou partido, como 000, por exemplo”, explica.

Há quem pense que os votos brancos vão para os partidos, porém isso não ocorre. Votos brancos e nulos são considerados apenas para fins estatísticos. A única consequência que podem trazer é a diminuição da quantidade de votos que um candidato precisa para ser eleito, pois só os votos válidos serão computados.
Votos brancos e nulos refletem nas fórmulas do Quociente Eleitoral (QE) e Quociente Partidário (QP), utilizadas para contabilizar o resultado das eleições proporcionais para o Legislativo, mas sem que isso favoreça nenhuma candidatura.

 

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Share
Published by
Jornal Sete

Recent Posts

Itaquá apresenta projeto do Centro de Referência da Primeira Infância

Reunião discutiu os meios para implantação do equipamento na cidade A Prefeitura de Itaquaquecetuba apresentou,…

1 dia ago

Cras Boa Vista passa a contar com Sala de Promoção da Diversidade em Suzano

Espaço será especialmente voltado ao debate interracial, ao diálogo com a comunidade LGBTQIAPN+ e à…

1 dia ago

Entrada dos Palmitos reúne milhares de pessoas no Centro de Mogi das Cruzes

Evento aconteceu na manhã deste sábado (18) e o cortejo durou cerca de 2h30. Público…

1 dia ago

Segurança Cidadã inaugura nova Base Operacional da GCM no Boa Vista

Unidade será responsável pelo Parque do Mirante e poderá garantir apoio às ocorrências verificadas no…

1 dia ago

Prefeitura de Suzano acompanha inauguração do VAR Center Log

Empreendimento logístico foi inaugurado nesta quinta-feira (16/05) e contará inicialmente com oito empresas, entre elas…

2 dias ago

ONU diz a Nunes que projetos de combate à fome da Prefeitura de São Paulo podem ser exportados para o mundo

Durante audiência com o prefeito da maior cidade da América Latina, embaixadora brasileira da Organização…

2 dias ago