A construção da Política Municipal da Primeira Infância de Mogi das Cruzes avançou mais um passo na manhã desta quinta-feira (16/12) com a realização do workshop “Comunicação e mudança de comportamento pela Primeira Infância”, promovido em parceria pela Prefeitura d Mogi das Cruzes e a Fundação Bernard Van Leer. O evento foi destinado aos integrantes dos grupos de trabalho intersetoriais, que estão reunindo as iniciativas e traçando estratégias para que a cidade seja referência em políticas públicas para crianças de zero a seis anos.
A instituição holandesa é responsável pela Rede Urban95, da qual Mogi faz parte desde julho deste ano. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. No Brasil, são 24 cidades. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.
“É um privilégio de ver Mogi das Cruzes sendo abraçada pela Fundação Bernard Van Leer, grande referência no que fazem e tem tudo a ver om o que a gente quer para a cidade. A medida em que investimos na Primeira Infância formamos mogianos melhores. Não é questão de número, é como a gente faz isso e porque faz. Não só na educação, mas em todo o ambiente em que essa criança vive”, disse o prefeito Caio Cunha, que estava acompanhado pela presidente do Fundo Social, Simone Margenet Cunha.
Esta agenda começou com a parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, referência nacional em educação na primeira infância, na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. O trabalho está sendo feito de forma intersetorial por meio de um Comitê Gestor e grupos de trabalho formados pelas secretarias municipais de Educação, Planejamento e Urbanismo, Planejamento e Gestão Estratégica, Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer, Verde e Meio Ambiente, Cultura e Transparência e Comunicação.
Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard Van Leer, no Brasil, destacou a importância do encontro para o alinhamento do trabalho. “É importante que todos que estão construindo a política pública na prática estejam alinhados. É este trabalho que vemos aqui em Mogi hoje. É importante pensar nesse alinhamento, como posso mudar meu comportamento, o que eu vou mudar na vida das famílias quando faço isso?”.
A construção de políticas públicas para a primeira infância, que diminuam as experiências adversas dessa primeira fase da vida das crianças e seus impactos em sua formação na vida adulta foi ressaltada pelo secretário de Educação, André Stábile. “O novo modelo educacional que estamos construindo em Mogi das Cruzes vai mudar a visão sobre a primeira infância. Uma nova educação para o século XXI é possível e necessária”, disse.
Para a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler esta é uma oportunidade de unir esforços de todos os setores para impactar positivamente a vida das crianças da cidade. “É uma oportunidade que temos de construirmos políticas públicas que impactem positivamente a vida das pessoas, em especial, das nossas crianças. Vamos formar uma geração especial e mais fortalecida, que eles se sintam verdadeiramente amados”.
O palestrante Sam Sternin, consultor de mudança comportamental da Fundação Bernard Van Leer, falou sobre a lacuna entre a intenção e ação. A Urban95 tem o objetivo de criar uma cidade que transforma o comportamento de todos os cidadãos para o benefício de bebês, crianças seus cuidadores para que a cidade funcione para todos. Sternin apresentou as quatro linhas para a mudança de comportamento: Comunicação, Ação Participativa, Desenho/Design (modificação dos espaços da cidade) e economia comportamental.
Participaram do evento os secretários municipais de Assistência Social, Celeste Gomes e de Planejamento e Urbanismo, Claudio Rodrigues. Os vereadores Maurino José da Silva, Malu Fernandes e Osvaldo Antonio da Silva enviaram representantes.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…