Na última terça-feira (24), a Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio da Defesa Civil e da Guarda Ambiental, estiveram no Jardim Itapuã para combater o fogo em uma área de vegetação.
A pasta orienta para que a população redobre os cuidados durante o outono e o inverno, pois trata-se de um período seco, com menos chuvas e, consequentemente, menor umidade no ar, o que pode causar incêndio em vegetações rasteiras e até em área de mata.
“Muitas pessoas não têm noção da proporção que um incêndio pode ter. Apenas descartar um cigarro aceso pode acarretar em graves consequências para a biodiversidade e também para a própria população”, disse o prefeito Eduardo Boigues.
Fogo em mato, quintal ou terreno abandonado é crime. “A Lei Federal nº 9.605/1998 é clara quando diz que destruir ou danificar a vegetação é crime, inclusive o artigo 41 especifica que provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar pena de dois a quatro anos, além de multa”, acrescentou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
Em casos de incêndio, a população pode acionar a Guarda Ambiental pelo número 153, a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Foto: Divulgação