Os cidadãos que já possuem ou que completam 18 anos em 2021 devem se alistar. O procedimento é online, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br. O processo deverá ser realizado até o dia 30 de junho próximo.
Os documentos necessários para a efetivação do alistamento são: RG, CPF, comprovante de residência recente, email válido e número de celular para contato posterior.
O secretário do Serviço Militar em Itaquaquecetuba, Luiz Henrique R. Ramos lembra que “servir ao exército brasileiro é um de dever cívico para com o Estado e um rito de passagem para os jovens”.
Já o auxiliar de secretário, Wilson Nascimento Fernandes lembra que os jovens nascidos em anos anteriores a 2003 e que ainda permanecem em débito com o serviço militar, também devem se alistar.
Nestes casos, o jovem deve retirar uma ficha na JSM da cidade e recolher uma multa, no valor atual de R$ 4,78 reais, a serem recolhidos por unidade do Banco do Brasil. OBS: Este valor é válido até março/2021, após este período, a cobrança será reajustada.
Vale destacar que o alistamento é um ato obrigatório (conforme previsão na legislação vigente: art. 143 da Constituição Federal, Lei 4.375/1964 e Decreto 57.654/1966), cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão, como não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público e/ou privado, entre outros.
Todos os anos, a Junta Militar de Itaquaquecetuba recebe cerca de 4 mil inscrições. O endereço do posto de atendimento da Junta Militar em Itaquaquecetuba é Rua Dom Thomaz Frey, 89, centro – 3º subsolo. Para mais informações sobre o alistamento militar, o telefone é: 4642-2121.