Toda a equipe de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Guararema foi capacitada na última semana para identificar acidentes e prestar o socorro rápido à criança, em casos de acidentes envolvendo escorpiões no ambiente escolar.
A capacitação, promovida pela coordenadora técnica Aline Moraes Sanches Baptista, ocorreu em dois dias e os profissionais receberam orientações sobre a biologia, morfologia e anatomia dos escorpiões. Também conheceram as espécies de interesse à Saúde e aprenderam a identificar uma picada em crianças, sintomatologia, sinais de alerta e como proceder em casos de acidentes.
A capacitação abordou, ainda, as medidas profiláticas voltadas ao manejo ambiental escolar e no seu entorno, e como trabalhar essas medidas de prevenção no ambiente doméstico.
A ação, além de promover a saúde das crianças, atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral da ONU em referência à Agenda Global de 2030.
No Estado de São Paulo, o número de óbitos envolvendo a faixa etária de crianças menores de 10 anos vem aumentando significativamente. Essa relação está fortemente ligada à faixa etária, sendo as crianças as principais vítimas fatais, representando 86% dos óbitos.
Em casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos, tão importante quanto saber o que fazer, é saber o que não fazer, para não agravar ainda mais o quadro e dificultar o socorro à vítima.
Educação de Guararema realiza capacitação das equipes de Gestão Escolar para prevenir acidentes com escorpião
- Continua depois da publicidade -