Segunda-feira, Maio 19, 2025
20.6 C
São Paulo
Segunda-feira, 19 Maio ,2025
- Continua depois da publicidade -

Transporte conscientiza motoristas sobre respeito à faixa de pedestre em ação no centro

A Secretaria Municipal de Transporte Mobilidade Urbana esteve presente na Praça dos Expedicionários, no centro, nesta segunda-feira (19/05), para conscientizar motoristas sobre a importância de respeitar a faixa de pedestre. A ação desenvolvida em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi marcada pela distribuição de panfletos e apresentação de faixas que traziam mensagens alusivas à campanha “Maio Amarelo”, voltada à segurança no trânsito e respeito aos limites de velocidade nas vias.

Sob o lema “Toda faixa de pedestre é um sinal. Sinal de respeito”, a iniciativa organizada pelo Departamento de Educação para o Trânsito buscou mostrar como a faixa de pedestre deve ser um local seguro, incentivando os motoristas a respeitar os pedestres que fazem a travessia.

O conteúdo compartilhado com todos que trafegavam por este ponto traziam as mensagens “O importante é chegar”, “Respeite os limites de velocidade” “Se não por você, por quem você ama”, “No trânsito, cada segundo conta”, “Ao acelerar, você não só diminui seu tempo de reação, como também coloca em risco a sua vida e a de quem está ao seu redor”, “Ao sair de casa, lembre-se que ao seu lado caminham vidas e elas merecem cuidado e atenção, assim como você”, “O comportamento que você leva para o trânsito pode marcar a sua vida e a de outras pessoas para sempre” e “Dirigindo um carro ou moto, de bicicleta ou a pé, transitar com pressa ou desatento coloca a vida de todos em risco”.

Essa foi a segunda ação realizada com o Detran na cidade com o objetivo de aumentar a segurança nas vias do município. Há exatos dois meses (19/03) houve um trabalho em conjunto para reforçar a conscientização dos motociclistas. A atividade foi desenvolvida no trecho da avenida Brasil em frente ao Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, onde foram distribuídos folhetos com orientações sobre a condução nas vias e cordões personalizados com mensagens educativas para uso nas chaves dos veículos.

Nessa oportunidade, o material compartilhado trouxe o dado que mais evidencia a importância deste tipo de iniciativa: “41% dos acidentes fatais são com motociclistas em alta velocidade”. A partir desta informação, outros números foram trabalhados com aqueles que circulavam pelo local, como as referências aos horários em que mais são registradas ocorrências nas ruas e a necessidade da utilização dos equipamentos de proteção. Nesse sentido, foi destacado que 21% dos acidentes acontecem de madrugada, 18% de manhã, 22% à tarde e 34% à noite. Outro dado apontou que “60% dos motociclistas não utilizam os equipamentos de proteção adequados”.

O secretário Claudinei Galo afirmou que a pasta tem ido às ruas para alertar os motoristas sobre a conduta que deve ser adotada para segurança dos munícipes. “Nosso propósito é preservar as condições de tráfego na cidade. Por isso, temos reforçado nossas ações de Educação para o Trânsito, pois entendemos que a informação é muito importante para garantirmos a reflexão sobre as consequências do desrespeito às leis de trânsito”, declarou.

InícioAlto TietêSuzanoTransporte conscientiza motoristas sobre respeito à faixa de pedestre em ação no...