Sábado, Maio 24, 2025
17.7 C
São Paulo
Sábado, 24 Maio ,2025
- Continua depois da publicidade -
prefeitura-municipal-de-itaquaquecetuba

‘Projeto SER’ promove diálogo sobre cidadania e saúde mental com foco na juventude

Suzano viveu mais um momento de reflexão e diálogo social nesta sexta-feira (23/05) com a realização de mais uma edição do “Projeto SER – Suzano Educa e Respeita”, iniciativa da Secretaria Municipal de Governo que, nessa edição, teve como foco a temática “Juventude”. O encontro foi no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, e promoveu duas palestras que abordaram assuntos fundamentais para a formação cidadã e o bem-estar mental dos jovens.

A primeira apresentação foi conduzida pelo presidente da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Suzano, Fabricio Ciconi Tsutsui, que, além de advogado, é professor universitário e autor de diversos artigos e livros. Tsutsui falou sobre cidadania, abordando a importância da atuação consciente dos jovens na sociedade, o papel da Constituição Federal e os direitos e deveres que constroem uma convivência democrática e igualitária.

Em seguida, a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Secretaria Municipal de Saúde, Carolina Jacob, compartilhou sua vasta experiência com saúde mental, alertando para os desafios enfrentados pela juventude e destacando a importância da escuta, do cuidado e da rede de apoio.

O evento contou com a participação de diversas autoridades municipais e lideranças da cidade, entre elas o vice-prefeito Said Raful; os secretários municipais de Governo, Alex Santos; de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris e de Comunicação Pública, Paulo Pavione; além do presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama; e os vereadores Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e Benedito dos Santos Moraes, o Inhame.

Também estiveram presentes o diretor da Secretaria de Governo, André Luís Bom Fim, os colaboradores da pasta, Beatriz Cruz e Lukas Heldt, além de alunos do Tiro de Guerra 02-081 de Suzano, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Suzano, e outras instituições da cidade.

Para Alex Santos, o “Projeto SER” é uma ferramenta essencial de aproximação entre o Poder Público e a população. “A juventude tem sede de participação e transformação. O ‘Projeto SER’ cria esse espaço de escuta e protagonismo, onde os jovens não só são ouvidos, mas são parte da construção de políticas públicas mais justas e humanas”, afirmou. “Ao falar de cidadania e saúde mental, promovemos dois pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma juventude ativa, consciente e saudável. É por isso que esta edição foi tão especial”, completou.

A iniciativa tem como objetivo promover encontros periódicos com diferentes segmentos da sociedade, estimulando o debate sobre temas de relevância social como cidadania, inclusão, desenvolvimento humano, igualdade de gênero, direitos das pessoas com deficiência e valorização dos idosos. Cada encontro do projeto é dedicado a um eixo temático específico, proporcionando momentos de escuta ativa, compartilhamento de boas práticas e fortalecimento do vínculo entre a comunidade e o poder público.

“Ações como o ‘Projeto SER’ são fundamentais para despertar na juventude a consciência do seu papel transformador na sociedade. Quando investimos em diálogo, formação cidadã e saúde mental, estamos construindo as bases de uma cidade mais humana e preparada para o futuro”, destacou o vice-prefeito Said Raful.

O prefeito Pedro Ishi também destacou a relevância da proposta. “A juventude representa o presente e o futuro da nossa cidade. É com ela que construiremos uma Suzano mais inclusiva, democrática e com políticas públicas eficazes. O ‘Projeto SER’ reforça nosso compromisso em escutar, orientar e investir em quem vai liderar as transformações de amanhã. É emocionante ver a mobilização de tantos jovens e líderes em torno de temas tão importantes”, finalizou o chefe do Poder Executivo municipal.

InícioAlto TietêSuzano‘Projeto SER’ promove diálogo sobre cidadania e saúde mental com foco na...