Quarta-feira, Outubro 30, 2024
24.3 C
São Paulo
Quarta-feira, 30 Outubro ,2024

Curso de PLPs encerra mês de agosto com o psicólogo Flávio Urra

- Continua depois da publicidade -

O curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) recebe nesta terça-feira (31/08) o psicólogo e sociólogo Flávio Urra. O profissional, que é especializado em Violência Doméstica pelo Laboratório de Estudos da Criança/Instituto de Psicologia da USP (Lacri-Usp), propõe a discussão sobre gênero e masculinidade no enfrentamento à violência familiar durante a 22ª aula da turma de PLPs em Suzano e encerra a programação temática da campanha “Agosto Lilás”. O conteúdo completo está disponível no canal do Youtube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Na oportunidade, o psicólogo detalha o trabalho desempenhado pelo programa “E Agora, José?”, que visa a capacitação sobre os impactos e as consequências do machismo na vida de homens e mulheres. A iniciativa trata-se de uma parceria estabelecida entre a associação “Entre Nós” Assessoria, Educação e Pesquisa (Enaep), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Suzano, também oferece conferências semanais para homens inscritos de toda a região, sendo um grupo sediado no município de Santo André. “O foco é auxiliar os condenados pela Lei Maria da Penha (lei federal nº 11.340/2006), por meio da profunda abordagem sobre gênero e masculinidade. No entanto, a ação é recomendada para qualquer homem interessado no tema. A luta contra o machismo e seus impactos, sobretudo a violência doméstica e o feminicídio, é de todos nós”, explicou.

De acordo com a coordenadora do curso de Promotoras Legais Populares, Sandra Lopes Nogueira, a abordagem sobre masculinidade e a inserção dos homens no debate sobre a violência doméstica é de suma importância. “Precisamos entender o que se passa e, de certa forma, também acolher esses homens. A violência doméstica está intrinsecamente ligada ao machismo, à maneira como a sociedade foi construída e como educamos nossos meninos e meninas dentro dessa normativa imposta. Isso precisa mudar, contando com o trabalho conjunto de homens e mulheres pela desconstrução do machismo, da misoginia, da homofobia, do racismo e de tantas outras questões envolvidas”, disse.

Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, receber o psicólogo novamente em Suzano é motivo de muita alegria. “Flávio Urra é nosso parceiro e já esteve antes no município para rodas de conversas e outras ações pelo empoderamento feminino. A ideia é sempre fomentar a inclusão dos homens neste diálogo, para que possamos intensificar a nossa rede de apoio masculino. Queremos uma sociedade mais justa e igualitária com as mulheres. E, para isso, é muito importante que os homens somem forças, conscientizando e incentivando outros que ainda não entenderam a urgência da desconstrução do machismo”, finalizou.

InícioAlto TietêSuzanoCurso de PLPs encerra mês de agosto com o psicólogo Flávio Urra
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?